O NOSSO QUERIDO BAIRRO
Pretende-se consciencializar todos os moradores para a importância de gostarem do seu bairro e se unirem para o melhorarem a cada dia que passa, realizando em conjunto as várias e importantes melhorias que são óbvias e necessárias para que o mesmo se torne no seu bairro do coração e estimação, apostando numa série de melhorias dos espaços verdes e de lazer da área do bairro (polidesportivo recuperado e modernizado, novo campo de jogos tradicionais, mini campo de iniciação ao golfe, colocação de bancos de jardim nos espaços verdes, envolvendo os moradores nessas tarefas para que possam dar o seu contributo em prol de um bairro melhor e se sintam identificados com o mesmo ajudando a entidade promotora a concretizar uma série de mais valias para o bairro criando uma nova dinâmica de desenvolvimento do bairro em parceria com todos os moradores.
Objetivo geral e justificação
Realizar uma série de benfeitorias no bairro tendo em vista torná-lo mais prático, acolhedor, limpo, funcional, confortável, agradável e com diferentes respostas de lazer e recreação para os moradores dando aos espaços verdes e áreas envolventes uma roupagem nova, moderna e colorida que faça com que os moradores ali se sintam bem e seja o principal ponto de encontro e de lazer de todos os moradores, convivendo num ambiente saudável e acolhedor. Requalificar o polidesportivo e todo o espaço verde envolvente com a criação de um campo de jogos tradicionais e um campo de mini golfe para a iniciação à modalidade assim como reabilitar as colunas de betão colocando toros de madeira no topo das mesmas e recuperar e dar segurança ao fontanário existente. Fazer com que todos se sintam bem e orgulhosos do seu bairro.
Objetivo específico 1 e justificação
Como entidade promotora queremos criar um espírito de corpo entre os moradores do bairro definindo em conjunto uma série de benfeitorias a realizar (polidesportivo; espaços verdes envolventes; recuperação da fonte e infra-estruturas existentes; criar um campo de jogos tradicionais e um campo de mini-golfe) e promover um programa de eventos desportivos e culturais a organizar na área do bairro ao longo de todo o ano. Promover sessões de esclarecimento sobre o COVID 19, boas práticas de saúde, boas práticas ambientais e urbanísticas. Pretende-se recuperar e valorizar o bairro e procurar que os moradores sigam boas práticas sobretudo de saúde e respeitem o ambiente.
Objetivo específico 2 e justificação
A entidade promotora pretende requalificar o polidesportivo do bairro, colocando no mesmo um piso de relva sintética para mais qualidade e maior segurança na prática desportiva e melhorar a capacidade de iluminação do mesmo para permitir a realização de eventos noturnos. Vamos ainda requalificar o espaço do ex-parque infantil, criando um espaço de terra batida para a prática de jogos tradicionais tendo em vista a ocupação saudável dos tempos livres por parte dos moradores. Os jogos tradicionais, nomeadamente o jogo da malha e o jogo do burro são muito populares e do agrado dos moradores pelo que a reconversão daquele espaço tornará o campo de jogos tradicionais num local muito frequentado com a disputa de divertidos e entusiasmantes jogos que só levantarão o ânimo e a moral dos moradores aliviando o stress diário. Vamos criar no espaço relvado anexo ao campo de jogos tradicionais um mini campo de golfe para a iniciação e esta modalidade. Vamos dinamizar e incentivar o Desporto.
Objetivo específico 3 e justificação
A entidade promotora com os seus parceiros vai criar uma página do bairro do Outeiro da Forca no facebook onde fará a promoção do mesmo e de todos os eventos, melhorias realizadas e notícias diversas do bairro assim como dados estatísticos do mesmo. Empenhar os moradores na promoção e divulgação positiva do bairro.
Objetivo específico 4 e justificação
Colocar bancos de jardim em locais estratégicos das zonas verdes do bairro para repouso e descontração dos moradores assim como mesas com bancos anexos que permitam aos moradores em locais à sombra jogar jogos de mesa e conviver saudavelmente. Os moradores têm que se sentir bem no seu bairro e atraídos a sair de casa usufruindo de espaços agradáveis. Recolocar toros de madeira nas colunas de betão anexas ao polidesportivo e recuperar o fontenário e criar condições de segurança que evitem quedas ou afogamento no tanque. Queremos tornar os espaços verdes do bairro em verdadeiros espaços de convívio e lazer dos moradores do bairro. O que nos agrada usa-se e é isso que se pretende que os moradores usufruam.
Objetivo específico 5 e justificação
Criar uma agenda de eventos desportivos e culturais para animação dos moradores do bairro assumindo a entidade promotora, o Centro Cultural e Desportivo Desportalegre o papel de dinamizador, tendo como parceiros e voluntários os moradores do bairro passando a haver ao longo do ano atividades desportivas e torneios de várias modalidades para todas as idades assim como se passará a comemora no bairro festas como o Carnaval, os Santos Populares, os Magustos de S. Martinho, etc. Haverá semanalmente eventos para crianças e atividades regulares de lazer e animação para todas as idades que são fundamentais para a moral e bem estar dos moradores. Os idosos beneficiarão de caminhadas no bairro e de jogos de mesa e outros na sede do CCD Desportalegre. Importa dotar o bairro de eventos de animação diversificados.
Parceria local
Promotora
CENTRO CULTURAL E DESPORTIVO DESPORTALEGRE
Parceira
ANA RITA MATEUS ROLO
União das Freguesias da Sé e São Lourenço
MARIA DE LURDES SAQUETE COSTA
Território(s) de intervenção
1. BAIRRO DO OUTEIRO DA FORCA E ESPAÇOS VERDES E DE LAZER ANEXOS
Sé e São Lourenço, Portalegre
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico
Atividades
1. PLANO DE MOBILIZAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO DOS MORADORES DO BAIRRO
Realizar reuniões periódicas com os moradores do bairro apelando à criação e fomento de uma cultura bairrista e de intervenção comunitária para que todos sintam o bairro como sendo seu e estejam sempre disponíveis para dar o seu contributo pessoal dentro de um prisma de cidadania ativa, contribuindo com ideias e ações para a melhoria constante do "Nosso Querido Bairro". Aproveitar essas reuniões para convidar especialistas que possam alertar os moradores para a problemática do COVID19, para as boas práticas de saúde, ambientais e urbanísticas.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
2. AGENDA DESPORTIVA E CULTURAL DO BAIRRO
A entidade promotora, sendo a única associação cultural e desportiva do bairro - CCD Desportalegre - será responsável pela criação de uma agenda desportiva com eventos ao longo do ano para todas as idades e com eventos para crianças em todos os fins de semana organizando torneios de várias modalidades inter-moradores e sendo o dinamizador da organização dos mais diversos festejos populares (Carnaval, Santos Populares,etc) fazendo do polidesportivo que vamos requalificar, colocando no mesmo um tapete de relva sintética, o principal palco de toda a atividade lúdica do bairro.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
3. PÁGINA DO BAIRRO NO FACEBOOK
Vamos criar uma página do bairro no facebook apelando a que todos os moradores sejam amigos da mesma e possam intervir ativamente sobretudo valorizando tudo o que de bom é feito no mesmo e alertando para tudo o que importa melhorar para que o bairro seja cada vez mais melhor. Nessa página o CCD Desportalegre e a Comissão informal de Moradores do Bairro do Outeiro da Forca, terão uma responsabilidade acrescida na divulgação de todas as melhorias efetuadas e na divulgação de todos os eventos programados ou realizados. Queremos também colocar cada um dos moradores a promover o seu bairro.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
4. IDOSOS A MEXER
Organizar para os muitos idosos do bairro torneios de jogos de mesa e visionamento de videos musicais na sede do CCD Desportalegre, procurando combater a exclusão social e sobretudo o abandono e isolamento das pessoas mais velhas do bairro assim como realizar aulas de ginástica geriátrica e pequenas caminhadas em torno dos prédios do bairro, assim como sempre que as condições meteorológicas o aconselhem e permitam realizar atividades ao ar livre adequadas à sua idade. O CCD Desportalegre vai apetrechar-se com jogos para idosos.
Destinatários preferenciais
Idosos (65 e mais anos), Pessoas com deficiência
5. BAIRRO SEMPRE LIMPO
Sensibilizar os moradores de que se todos quisermos o nosso bairro será sempre um bairro limpo para tal não podemos deitar papéis, lixo ou beatas no chão sendo todos policias uns dos outros no bom sentido chamando a atenção de forma pedagógica a quem não contribui para que o nosso bairro seja um exemplo e um orgulho na limpeza. Como entidade promotora colocaremos pequenos contentores, cinzeiros e papeleiras em locais chave, ouvindo a opinião dos moradores.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência
6. AGENDA DE PALESTRAS AMBIENTAIS E URBANISTICAS
Realizar na Praceta ou noutros espaços verdes do nosso bairro palestras sobre boas práticas ambientais e urbanísticas com técnicos especialistas na área sensibilizando os moradores para a importância de boas práticas ambientais e urbanísticas transmitindo aos moradores conhecimentos mais aprofundados sobre estas questões.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Toda a comunidade
7. REQUALIFICAÇÃO DO POLIDESPORTIVO
Intervir na requalificação do polidesportivo do bairro, adquirindo para o mesmo um piso de relva sintética para possibilitar a realização de eventos desportivos de recreação de várias modalidades, dotando o espaço de maior segurança e qualidade na prática desportiva, realizando ainda melhorias gerais de apetrechamento do polidesportivo incluindo a melhoria da intensidade de iluminação. O polidesportivo depois de recuperado passará também a ser o palco dos eventos culturais e populares do bairro, tais como o Carnaval, os Santos Populares, o S. Martinho, entre outros.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
8. REQUALIFAÇÃO DO ANTIGO PARQUE INFANTIL EM CAMPO DE JOGOS TRADICIONAIS
Requalificar o espaço onde existiu um parque infantil e que se encontra inutilizado e ao abandono, num campo de jogos tradicionais que permita a realização de vários campos de jogo da malha e do jogo do burro podendo também jogar-se ao jogo do belho ou outros jogos tradicionais do agrado dos moradores. Com esta reconversão aquele espaço passará a ser um polo e local de convívio em salutar prática desportiva. Mais, queremos ver as mulheres e grupos familiares de moradores a utilizarem este espaço jogando jogos tradicionais e para isso iremos organizar vários torneios para todas as idades.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
9. REQUALIFICAÇÃO DOS ESPAÇOS VERDES DO BAIRRO
Inserir bancos de jardim em vários locais dos espaços verdes do bairro e na zona envolvente do polidesportivo para os moradores ali se poderem sentar comtemplando a paisagem e observando o movimento do bairro, assim como colocar mesas com bancos anexados em locais com sombra para os moradores poderem relaxar e conviver jogando vários tipos de jogos de mesa (cartas, dominó, dados, damas, xadrez) ao ar livre num ambiente saudável e acolhedor.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade
10. REQUALIFICAÇÃO DA ÁREA ENVOLVENTE DO POLIDESPORTIVO - COLUNAS DE BETÃO E FONTANÁRIO
Recolocar toros de madeira a ligar todas as colunas de betão em torno do polidesportivo, como existia quando aquele espaço foi construído dando mais beleza ao mesmo e tornando-o mais acolhedor, pintando de branco todo o espaço envolvente e de várias cores os toros de madeira por cima das colunas de betão e resolver o problema da fonte existente no local (tanque com retenção de águas paradas) e caso a mesma não possa ser recuperada para deitar água corrente tomar medidas para que o tanque da mesma seja protegido para evitar algum acidente grave com a queda ou afogamento de alguma criança.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Idosos (65 e mais anos), Adultos (25 a 64 anos), Mulheres, Famílias, Migrantes, Pessoas com deficiência, Toda a comunidade