N. 457/2020

Tipo de projeto e valor máximo de financiamento

Projeto integrado (máximo 50.000 Euros)

Eixos de intervenção em que se enquadra o projeto

Financiamento

Valor solicitado

€ 50,000.00

Valor de outros financiamentos

€ 0.00

Valor total

€ 50,000.00
Mapa de localização da candidatura


Mapa das candidaturas financiadas


Crescer Saudável

O projeto "Crescer Saudável" visa intervir numa série de fatores intrínsecos e extrínsecos que afetam a população local, em particular os mais jovens e vulneráveis, através de atividades práticas e de forte componente lúdica e atrativa, capacitando os destinatários para que estes sejam agentes da sua própria mudança. Este projeto visa o desenvolvimento de competências, especialmente em crianças e jovens, permitindo-lhes construírem uma imagem positiva deles próprios e serem agentes da estruturação do seu projeto de vida, ao mesmo tempo que são dotados da capacidade de fazer escolhas individuais, conscientes e responsáveis. Ao longo de 2021, serão trabalhados os temas da alimentação saudável, dos cuidados de higiene pessoal e prevenção de contágios, da saúde mental, da prevenção da violência e outros, de forma a promover estilos de vida saudável entre os beneficiários, famílias e comunidade, com especial atenção nas crianças que frequentam as EB1s do Agrupamento de Escolas do Cerco.

Objetivos

Objetivo geral e justificação

Promoção de Estilos de Vida Saudáveis. Através da implementação de atividades/ações que contribuam para o desenvolvimento de crianças e jovens, familiares diretos e agentes educativos, este projeto tem como objetivo geral potenciar conhecimentos junto dos nossos públicos-alvo e desenvolver competências, ao nível da alimentação saudável, dos cuidados de higiene, dos estilos de vida saudáveis e da prática desportiva, da saúde mental e do bem-estar físico e emocional. O projeto será implementado junto das crianças que frequentam as (seis) EB1s do Agrupamento de Escolas do Cerco, seus familiares e agentes educativos. Este território apresenta caraterísticas de elevada vulnerabilidade, marcado por uma “forte concentração espacial de pessoas carenciadas o que se traduz em efeitos perversos ao nível da produção e da reprodução de determinados problemas sociais, de que são exemplo, certos comportamentos desviantes” (Guerra, 1996, p.2).

Objetivo específico 1 e justificação

Prevenção da Obesidade Infantil e Promoção de uma Alimentação Saudável. O excesso de peso é o maior problema de saúde pública em idade pediátrica, sendo que as populações mais desfavorecidas do ponto de vista social e económico são proporcionalmente mais afetadas pelo fenómeno da obesidade, originando um ciclo de empobrecimento/doença. As crianças com maiores níveis de privação socioeconómica têm maior probabilidade de serem obesas, segundo um estudo do Instituto de Saúde Pública da UP. A prevalência de obesidade é de 15.4% entre as crianças da Área Metropolitana do Porto. O estudo feito com 5 mil crianças diz-nos que, aos 4 anos, 22% das crianças têm excesso de peso e aos 10 anos o valor sobe para 26%. Aos 4 anos, 10% das crianças já são obesas, sendo que aos 7 anos são 15% e aos 10 anos, 17%. Por outro lado, em Outubro 2020, uma sondagem da Associação Portuguesa Contra a Obesidade Infantil refere que 65% das crianças com obesidade em Portugal sofrem de bullying escolar.

Objetivo específico 2 e justificação

Promoção dos Cuidados de Higiene Pessoal e Prevenção de Contágios. Cada indivíduo nasce com determinadas características biológicas e estruturais, que lhe são inatas e transmitidas pelos seus pais. Estas características, dão-lhe melhores ou piores condições para enfrentar os problemas sanitários com que se deparará ao longo da sua vida. No entanto, as condições ambientais, ecológicas e sociais, bem como os estilos de vida que vai adquirir pela aprendizagem e socialização, vão condicionar a sua saúde e qualidade de vida. Se não temos, com este projeto, forma de intervir nos primeiros fatores, podemos, sem dúvida, diminuir profundamente os riscos sanitários dos indivíduos, através de uma prática preventiva, pela educação e capacitação. Em ano de pandemia mundial, não poderíamos deixar de prestar especial atenção aos comportamentos a adotar para a prevenção de contágios e nos cuidados a ter na higienização de espaços e materiais.

Objetivo específico 3 e justificação

Promoção de Estilos de Vida Saudáveis e Prática Desportiva. Sabemos que o sedentarismo é um importante fator de risco de doença, tendo uma relação direta com a esperança de vida e com a qualidade de vida e bem-estar. A influência dos comportamentos das crianças e dos jovens visando o aumento da atividade física e desportiva, da aptidão física, e do combate ao sedentarismo, é uma prioridade com benefícios para a saúde. O “Inquérito aos Hábitos Desportivos da População Escolar Portuguesa”, publicado em Outubro de 2020 pela Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência, mostra que apenas 13% dos alunos do 1.º ciclo tem uma prática física mais intensa (4 ou mais horas semanais), sendo que 40% das crianças pratica desporto entre 1 a 2 horas semanalmente e que 20% fazem exercício menos de uma 1 hora em cada semana.

Objetivo específico 4 e justificação

Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar e Prevenção da Violência. Independentemente da razão, as marcas na auto-imagem e auto-estima de um indivíduo podem ser profundas e difíceis de “sarar”, especialmente se ocorrerem num período de formação e afirmação pessoal, numa fase importante de aprovação social perante o grupo. Dados do estudo "Health Behaviour in School-aged Children" da OMS, 2020, dizem-nos que aumentou a % de jovens com sintomas de tristeza, irritação, nervosismo e dificuldade em adormecer. Comportamentos discriminatórios perante estes indivíduos, podem causar vulnerabilidades comportamentais e a sua prevenção, bem como a capacitação para que o indivíduo saiba lidar com eles, é fundamental para uma boa saúde mental, para o bem-estar do indivíduo e para prevenir episódios de violência. A CPCJ Porto Oriental contou em 2019 com 603 processos, para um total de crianças e jovens residentes de 8142, o que corresponde a uma taxa de incidência de 7.41%, a 3a mais elevada do país.

Objetivo específico 5 e justificação

Capacitação de Agentes de Mudança. O ano de 2020 e o período de confinamento, por causa da pandemia por COVID-19, trouxe algo de positivo para a forma como pensamos a escola e a comunidade. Professores e alunos, técnicos das áreas sociais, treinadores desportivos, mediadores comunitários e tantos outros, organizaram-se para responder às múltiplas necessidades do território, de modo a prevenir e a diminuir danos. As práticas educativas foram alteradas, bem como as sociais. Acreditando que temos aqui uma oportunidade para repensar práticas e elevar o potencial que cada um destes agentes tem para provocar mudança, este objetivo acompanhará de forma transversal o projeto.

Parceria local

Promotora

Espaço T - Associação para o Apoio à Integração Social e Comunitária

Parceira

Teach For Portugal (*)
Campanhã
Agrupamento de Escolas do Cerco do Porto, Porto
Agrupamento de Centros de Saúde Grande Porto VI- Porto Oriental
CPCJ Porto Oriental

Território(s) de intervenção

1. Zonas habitacionais do Cerco, Lagarteiro, Falcão, Corujeira e S. Roque da Lameira

Campanhã, Porto
Critério 1. Condições de habitabilidade deficientes ou precárias, nomeadamente:
Mau estado das habitações, por deficiente construção, falta de manutenção ou por estarem situadas em territórios afetados por incêndios nos últimos cinco anos
Exiguidade do espaço habitável
Desadequação severa dos espaços comuns
Deficientes condições de acesso ao abastecimento de água, saneamento e energia, designadamente em áreas de génese ilegal
Ventilação e iluminação solar insuficientes ou baixo conforto térmico e acústico
Critério 2. Número significativo de moradores com rendimentos baixos ou muito baixos, nomeadamente:
Pessoas em situação de desemprego, lay-off ou precariedade laboral
Pessoas com poucos anos de escolaridade
Pessoas abrangidas por prestações e apoios do subsistema público da ação social
Critério 3. COVID-19
Número significativo de pessoas de risco em caso de COVID-19, nomeadamente idosos e portadores de doenças crónicas
Critério 6. Número significativo de crianças e jovens em idade escolar a não frequentar a escola ou com elevada percentagem de insucesso, nomeadamente por:
Abandono escolar
Falta de condições para aceder ao ensino a distância
Critério 7. Exclusão social
Número significativo de pessoas em situação de exclusão social, isolamento ou abandono, nomeadamente idosos, pessoas em situação de sem abrigo ou vítimas de tráfico

Atividades

1. Oficina do Coração

Recorrendo a mediadores com formação nas áreas artísticas e desportivas, e através de uma metodologia participativa, sustentada na atividade lúdica, temas como a Prevenção da Obesidade Infantil e Promoção de uma Alimentação Saudável e a Promoção de Estilos de Vida Saudáveis e Prática Desportiva serão abordados e trabalhados ao longo do projeto. Acreditamos que a intervenção através do jogo e das expressões, funcionará como facilitadora para a aquisição de conhecimentos e para a mudança comportamental.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos)

2. Oficina do Sorriso

Recorrendo a mediadores com formação nas áreas artísticas e sociais, e através de uma metodologia participativa, sustentada na atividade lúdica, temas como a Promoção dos Cuidados de Higiene Pessoal e Prevenção de Contágios e a Promoção da Saúde Mental e Bem-Estar e Prevenção da Violência serão abordados e trabalhados ao longo do projeto. Acreditamos que a intervenção através do jogo e das expressões, funcionará como facilitadora para a aquisição de conhecimentos e para a mudança comportamental.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos)

3. Oficina do Ser

Atividade realizada em sala-de-aula, em parceria entre animador e docente. Foca-se no desenvolvimento do auto-controlo, reconhecimento e identificação de emoções, empatia, raciocínio moral, planeamento da ação e estratégias de resolução de conflitos interpessoais. Procura-se dotar as crianças de diversas capacidades de relacionamento interpessoal (cognitivas, emocionais e comportamentais) que lhes permitam melhorar as suas formas de interação com os outros e a convivência quotidiana, promovendo também o seu bem-estar.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos)

4. Oficina do Saber

Atividade dirigida a técnicos que trabalham no território (professores, educadores, auxiliares, técnicos sociais, mediadores e outros) e a famílias. As diversas ações desta atividade visam dotar os beneficiários de conhecimentos que lhes permitam ser agentes de mudança no território. Através de uma metodologia participativa, pretende-se transmitir conceitos e informação pertinente que ajude os beneficiários no processo de mudança que se quer promover no território.
Destinatários preferenciais
Adultos (25 a 64 anos), Famílias

5. Oficina da Palavra

Recorrendo às pedagogias do Hip-Hop, à Escrita Criativa, jogos de Poesia e Storytelling, serão: (1) transmitidos conteúdos relacionados com medidas a tomar para prevenção de doenças e contágios; (2) transmitidos conteúdos relacionados com alimentação saudável; (3) criados e co-construídos produtos artísticos de modo a difundir mensagens para a comunidade sobre a prevenção de doenças e contágios, aumento da segurança e saúde na escola, alimentação saudável e motivação para a mudança de hábitos alimentares; (4) desenvolver a atitude de espírito crítico e análise de informação nas crianças.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Famílias

6. Oficina dos Sentimentos

Desenvolvimento de espaços de mediação e justiça restaurativa nos recreios e em sala-de-aula. Ao invés da aplicação de punições, sanções estigmatizantes ou da violência perante comportamentos de indisciplina e conflitos interpessoais, (re)criam-se espaços de conversação, escuta e compreensão, capitalizando o potential transformador dos conflitos. Após uma primeira “manipulação”, gradualmente, a liderança e o grau de participação vão aumentando de forma a passar o poder de ação para as crianças.
Destinatários preferenciais
Crianças (0 a 17 anos), Jovens (18 a 24 anos), Adultos (25 a 64 anos), Famílias

7. Semana Crescer Saudável

A atividade será realizada ao longo de uma semana, preferencialmente no final de Maio, com diversas ações: (2) Seminário Crescer Saudável, dirigido à comunidade em geral; (2) Ação de rastreio dirigida à comunidade em geral; (3) Campanha de sensibilização para uma Alimentação Saudável; (4) Campanha de sensibilização para um Consumo Consciente; (5) Festa da Saúde no Parque Oriental.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade

8. Avaliação

Momentos destinados à avaliação do projeto, contemplando a publicação e disseminação de resultados.
Destinatários preferenciais
Toda a comunidade