“Marca um Golo Para o Teu Futuro”
O futsal como ferramenta para empoderar os jovens
O projeto é uma iniciativa que tem como eixos principais de intervenção, a saúde, a componente social e ambiental promovido pelo Clube Recreativo Leões de Porto Salvo em conjunto com dois grupos de jovens residentes no Bairro da Portela – Carnaxide e Bairro dos Navegadores – Porto Salvo enquadrado na Academia de Futsal LPS Bairros Sociais.
"Marca um Golo Para o Teu Futuro" é um projeto que faz parte do programa “Bairros Saudáveis “ criado a nível nacional no âmbito da resolução da Presidência do Conselho de Ministros nº 52-A/2020, e a ideia surgiu através da necessidade de existência de movimentos como este nas comunidades locais, especialmente dirigidos a crianças e jovens de idade compreendida entre os 13-18 anos, de forma a contribuir para maior informação, qualificação, expressão dos mesmos e consequentemente de forma a potenciar as suas aptidões sociais e físicas. Para o assegurar, apresenta-se o futsal de rua como linguagem atrativa para os jovens e ferramenta de apoio, sendo que, simultaneamente, pretende-se ainda combater o racismo, a intolerância e outros tipos de discriminação.
O objetivo deste projeto passa ainda por criar condições para a realização das aspirações de dois grupos de jovens, residentes nos Bairros da Portela (União Freguesias de Carnaxide e Queijas) e Navegadores (Freguesia de Porto Salvo), e acompanhar este projeto com um conjunto de ações de informação, formação, qualificação e capacitação do público juvenil, aproximando-os também de oportunidades de emprego e geração de rendimento.
Através deste Projeto os jovens líderes serão recrutados para formarmos uma equipa de trabalho que implementa as diferentes ações que propomos. Promover o potencial juvenil, aumentando as suas qualificações e perspetivas de ingressar no mercado de trabalho e gerar rendimento, através do desenvolvimento de ações de formação e qualificação, que vão ao encontro dos seus interesses, competências e oportunidades de mercado de trabalho.
Pretende-se ainda desenvolver um conjunto de ações de formação e qualificação, como, por exemplo, promoção da saúde no contexto da pandemia, prevenção de lesões e cuidados de daúde, estilo de vida saudável, nutrição e hábitos alimentares, educação ambiental, trabalho de equipa, treinadores de futsal (AFL/FPF) e personal trainers (Cefad), complementando com ações na área do empreendedorismo, organização e desenvolvimento social.
Pretende-se por fim, proporcionar estilos de vida saudáveis através de uma prática desportiva regular, com apoio especializado. Para isso, e utilizando as instalações desportivas já existentes, pretende-se criar um programa ao ar livre, com uma frequência semanal, que cumpra com as medidas de distanciamento social em vigor e concorra para a concretização do presente objetivo.
O programa consistirá num regime de aulas abertas de Futsal que irão ser dinamizadas por equipas técnicas do clube que apoiarão a definição de planos de treino, sendo estes complementados com o apoio de especialistas nas áreas da nutrição e fisioterapia. Os grupos de jovens - um de cada bairro - apoiarão na mobilização dos participantes para esta prática desportiva e sua consequente relação com as ações de informação, formação e qualificação, a concretizar com o desenvolvimento das atividades que concorrem para o objetivo 1.
Por fim, o projeto tem ainda como objetivo entre outros a criação de uma parceria com o ACES de Oeiras e Lisboa Ocidental, com o qual se pretende dinamizar ações de promoção da Saúde, lideradas pelos jovens, para sensibilização nas temáticas do covid- 9, saúde mental e saúde sexual. Os jovens receberão formação pela UCC do território para disseminarem as informações mais relevantes, através de encontros e debates sobre estas temáticas e no decorrer das atividades desportivas e formativas já referidas.
Estarão ainda envolvidos e associados ao projeto, a Câmara Municipal de Oeiras, a União das Freguesias de Carnaxide e Queijas, a Junta de Freguesia de Porto Salvo, a Fundação Aga Khan Portugal, a Associação de Moradores 18 Maio e a Associação de Moradores do Bairro dos Navegadores.