Apresentação
A comunidade cigana do bairro 1º Torrão recebeu com entusiasmo o novo projeto “Passa a Palavra”
O bairro do 1º Torrão, em Almada, recebeu a equipa da Agarrar Exemplos – Associação de Desenvolvimento e Promoção das Comunidades Ciganas, no passado dia 23 de novembro, com o intuito de dar a conhecer o projeto à comunidade cigana local.
O “Passa a Palavra” é um projeto de intervenção comunitária com foco no combate à pobreza e à exclusão social. Uma das premissas deste projeto é a consciência de que não poderá haver intervenção para a comunidade local sem o envolvimento da própria comunidade.
É neste sentido que a Agarrar Exemplos - Associação para o Desenvolvimento e Promoção das Comunidades Ciganas, uma associação constituída exclusivamente por pessoas ciganas, irá desenvolver trabalho “com” e “para” a comunidade cigana do bairro do 1º Torrão em Almada.
Após a primeira apresentação plenária já realizada na Câmara Municipal de Almada que contou com a presença da rede social e dos respetivos parceiros do projeto (ACES Almada Seixal e Junta da União das Freguesias de Caparica e Trafaria) chegou a altura de dar a conhecer localmente as atividades e o trabalho que se pretende desenvolver.
O projeto tem como eixos de intervenção a área da saúde (“Torrão + Vida”), social (“Torrão + Social”) e ambiental (“Torrão + Saudável”). É composto por um conjunto de oito atividades, sendo que na área da saúde destacamos as ações de sensibilização sobre saúde associadas à prevenção de comportamentos de propagação da pandemia e informação/esclarecimento sobre a importância da vacinação contra a covid-19.
Todas estas ações são realizadas com recurso a um/a enfermeiro/a e a materiais especificamente criados para trabalhar com comunidades ciganas, como é exemplo o vídeo “O Ciganinho Chico Alerta”.
Na área social destacamos a mediação cigana sempre constante ao longo de todo o projeto bem como ações de formação sobre história e cultura cigana e sessões de procura ativa de emprego e de gestão e organização doméstica.
A nível ambiental, com o envolvimento dos parceiros locais, pretendemos dar uma nova cara ao bairro com ações de requalificação e limpeza do mesmo.
A apresentação do projeto no bairro contou com mais de 20 participantes, entre adultos, jovens e crianças. A receção ao projeto e o compromisso para a mobilização e participação cívica já se fez sentir nesta primeira ação. "Passar a Palavra" é o mote para o envolvimento de todas e todos neste trabalho conjunto.