O grupo participante das oficinas e protagonistas da peça “Vozes dos Lavadouros”.

Cultura

Quando o teatro e educação na comunidade se fazem lavando a roupa

No âmbito das atividades de alfabetização e literacia do projeto “Percursos de Cidadania”, decorreu nos dias 16 e 22 de julho, pelas 21h30, no Lavadouro da Arca de Água, Paranhos (Porto), a apresentação teatral "Vozes do Lavadouro".

Um projeto participado que permite embelezar o bairro e contribuir para uma maior sustentabilidade.

Ambiente

Cultivar com Alegria

O Projeto "Arco-Íris" – “Vem Dar Cor à Tua Vida” com começo da sua intervenção, em outubro 2021, através do programa Bairros Saudáveis com diferentes níveis de intervenção, trabalha uma das áreas com base na criação e dinamização de hortas comunitárias no Bairro São Vicente Paulo, em Arganil.

Actividades que chegam a todo o concelho.

Apoio Social

Iniciativas da Universidade Sénior Armamar chegam a diversas localidades.

Actividades da Universidade Sénior de Armamar estão a tornar o concelho mais amigo das pessoas socialmente menos integradas.

Um apoio constante à população mais carenciada de cuidados de saúde e de apoio social.

Saúde

Trabalhar com a população para combater a solidão e o isolamento

O Projeto TOC TOC- Multi Serviços Porta a Porta foi recebido, pela população do município de Armamar, com agrado e envolvência, desde novembro de 2021, período em que começaram a ser dinamizadas as suas atividades.

Feir

Apoio Social

Uma iniciativa multidimensional exaltante do poder produtivo e criativo da população sénior mais isolada

Produto da intervenção do Projeto AproxiM@ster foi inaugurada uma diferenciada exposição, em formato mercantil, de trabalhos artesanais de seniores menos integrados, e que também serviu para a divulgação de outras iniciativas desenvolvidas junto desta população.

O chamado PayváPé juntou mais de 130 pessoas que percorreram as Aldeias de Xisto de Midões e Gondarém.

Ambiente

O Couto Mineiro Pejão está ativo

O projeto ó (B)izinha Anda Cá Ver Isto! promove atividade física nas ruas do Couto Mineiro Pejão, em Castelo de Paiva

mães, avós e algumas das suas pessoas filhas presentes no Focus Group, residentes do Conjunto Habitacional da Biquinha.

Saúde

A perceção das famílias sobre o flagelo do Bullying

O projeto Bairros SEM Bullying, desenvolvido pela Associação Plano i e financiado pelo Programa Bairros Saudáveis, visa prevenir o bullying e a violência interpessoal através de uma ação integrada na e com a comunidade. Recentemente, com o apoio da Associação para o Planeamento da Família (APF), foi dinamizado um focus group (entrevista grupal) junto das pessoas moradoras no Conjunto Habitacional da Biquinha.
Texto:

Programa

O Jornal dos Bairros Saudáveis está de volta

Caros leitores

Foi finalmente possível resolver as dificuldades com que nos confrontámos nos últimos meses, por razões que nos foram alheias e que levaram à suspensão da edição de notícias. O Jornal está de volta, com o entusiasmo de sempre. Renovamos o nosso pedido de desculpas por este percalço, que levou à demissão do diretor, Tiago Mota Saraiva, uma das pessoas que mais ajudou a criar o Programa e o Jornal. Aqui fica o meu grande obrigada ao Tiago, que agora venho substituir à frente do Jornal. Tentaremos, na medida do possível, recuperar o tempo perdido e continuar a fazer um Jornal que se bate "pelo empoderamento das estruturas sociais que atuam nos territórios, promovendo a sua capacidade de serem protagonistas e construtoras da sua própria informação", como o anterior diretor sonhou e deixou escrito na nossa política editorial.

Helena Roseta

Evento final: Como te sentes hoje, entrando no tema da saude mental?

Saúde

Recolhendo e partilhando os frutos de Foco Mental

Foi em outubro de 2021 que se iniciou o projeto “Foco Mental”, durante este ano foram implementadas várias atividades todas com o objetivo principal de promover bem-estar e saúde mental entre jovens.

Alguns dos resultados suculentos daquilo que resultou da aprendizagem.

Ambiente

A horticultura sustentável pode ser praticada na varanda ou na marquise de sua casa

A capacitação sobre hortas caseiras promove o conhecimento sobre os benefícios do consumo de legumes, vegetais e frutas bem como permite na prática a produção e confeção de refeições saudáveis.

Oficina de costura.

Saúde

Continuar a criar laços de amizade entre as participantes

O segundo grupo de participantes iniciou atividades no início de abril e terminou no final do mês de julho. No último encontro as mulheres mostraram vontade em continuar com as atividades desenvolvidas durante o projeto e em manter o contacto, prova do impacto que tem tido o projeto nos últimos meses.

Sessão de sensibilização com um grupo de jovens.

Saúde

Um projeto que envolve toda a comunidade de Esposende

Promovendo o papel fundamental que, todos e todas, temos na construção de uma sociedade mais inclusiva, o projeto desenvolveu diferentes ações, para públicos diversificados da cidade.