Workshop culinária.
Workshop culinária.
P.E.M Saudável

Pendão

PEM Saudável terminou em festa!

O Projeto P.E.M Saudável, desenvolvido pelo Grupo Comunitário do Pendão e demais parceiros, iniciou oficialmente a 2 de novembro de 2021, em Queluz, e centra-se na pessoa, nos moradores do Pendão, em co-criar respostas que potenciem uma comunidade mais participativa, mais valorizada, e com maior qualidade de vida.

Dia 1 de Outubro de 2022 foi a data escolhida para o encerramento das atividades do Projeto PEM Saudável, no Pendão, concelho de Sintra. Comemorou-se o trabalho realizado por todos os parceiros deste projeto que se desenvolveu nos quase 12 meses deste ano, mas que foi preparado com muito carinho largos meses antes.

Centrados nos moradores do Pendão, nas suas necessidades, desejos e preocupações desenvolvemos várias atividades que passaram pelo ambiente, pela saúde, pela cultura, pela formação e workshops nas áreas artística e desportiva, e pelo trabalho na área social, que tantas marcas deixou depois da pandemia.

Lanche comunitário.
Lanche comunitário.

Esta festa de encerramento, participada e descontraída, realizou-se no Espaço Pendão em Movimento e terminou com um lanche aberto a toda a comunidade. Com uma edição a acontecer em simultâneo do Feirar no Pendão, foram apresentados trabalhos realizados ao longo do ano, durante várias formações desenvolvidas pelo parceiro GAVE- Grupo de Artistas de Vale da Eureka. Os produtos expostos podiam ser trocados por um valor simbólico.

KIT Ecológico “Eco-Pendãozinho”.
KIT Ecológico “Eco-Pendãozinho”.

Na Feira estava ainda à venda o KIT EcoPendãozinho, uma mascote gráfica que foi, ao longo do projeto, associada à figura do morador do Pendão: um morador crítico, preocupado com o meio ambiente, com a sua pegada ambiental no bairro, e fora dele. Assim, nasceram estes KIT’s Ecológicos com produtos amigos do ambiente, como garrafas, sacos, bolsas, entre outros, sempre prontos a ser reutilizados.

Visionamento do teatro.
Visionamento do teatro.

Durante toda a tarde, o projeto promoveu várias atividades, que passaram pela doçaria, na preparação de rebuçados e brigadeiros; na realização de workshops de artesanato no local; uma sessão de danças afro-urbanas com o grupo Blood Starrs e, assistimos ainda à apresentação de uma peça de teatro sobre o ambiente, realizado com um grupo de crianças, que havia sido preparado anteriormente durante uma dinâmica da atividade “VOS- Ver, Ouvir, Sentir”, subordinada ao tema. Esta atividade contou com a participação dos jovens do Estúdio na preparação, e na gravação das músicas criadas para o efeito.

VIsionamento Documentário: “ Retratos de Bairro.”
VIsionamento Documentário: “ Retratos de Bairro.”

Para terminar, tivemos a grande estreia do documentário “Retratos de Bairro”, realizado com nove moradores do Pendão. Este documentário nasceu como forma de reforçar laços de vizinhança, interajuda, e o sentimento de pertença e de comunidade. Através dele, a RUGAS Associação Cultural deu voz às histórias individuais destas pessoas e promoveu uma corrente de afetos, através de testemunhos e declarações positivas sobre algo bom proporcionado por si ou por outrém durante todo este período de pandemia. Uma ode contada na primeira pessoa, aos seus pares.

Antes de qualquer definição de área geográfica, qualquer bairro é feito pelas pessoas que o constroem, e o bairro do Pendão, extenso, é por isso rico em multiculturalidade, em costumes e em formas de estar.

Assim em festa terminamos este dia, mas também o projeto PEM Saudável, no qual depositamos muito amor e do qual já existem sementes lançadas para a continuidade no Bairro do Pendão.