Pormenor do desfile.
Pormenor do desfile.
CriativaMente

Guimarães

Desfile CriativaMente

CriativaMente apresentou o desfile imersivo "Como a aranha tece a teia".

O projeto CriativaMente, nascido na Csif Oeste, fez o seu evento final no dia 23 de setembro.

Fruto de um conjunto de parcerias, o CriativaMente é promovido pela Associação Academia da Razão e tem como parceiros CAISA, ADDHG, MoveBrito, bem como as Juntas de Freguesia das Vilas de Ronfe e de Brito e das Uniões de Freguesia de Airão Santa Maria, Airão São João e Vermil e Leitões, Oleiros e Figueiredo.

Cultura e desfile com casa cheia.
Cultura e desfile com casa cheia.

As propostas da estilista Beatriz Martins, a partir da transformação de roupa doada pela comunidade, à Loja Social de Ronfe, fizeram furor, junto da comunidade, que se juntou em massa, para ver desfilar pessoas de todos os géneros, idades, tipos de corpos e identidades, num desfile imersivo e inclusivo, num evento pensado pela e para a comunidade.

Um projeto financiado pelo programa Bairros Saudáveis, que ao longo deste ano tem contribuído para transformar roupa, “do lixo ao luxo”, mas sobretudo para transformar vidas.

Pormenor do desfile.
Pormenor do desfile.

A equipa restrita da Csif Oeste uniu forças, conseguindo que este projeto, pensado antes da pandemia, visse a luz do dia, proporcionando mentes saudáveis e uma resposta social inovadora para a comunidade da região oeste do concelho de Guimarães.

Uma noite muito animada.
Uma noite muito animada.

De acordo com as coordenadoras do projeto, Marta Quesado e Sílvia Oliveira, este projeto tem sido um sucesso, “É visível a diferença que este projeto tem feito na vida das pessoas. Conseguimos trazer cor a vidas outrora a preto e branco e isso, para todos os envolvidos no projeto, é o mais importante! Com uma vasta equipa composta por instituições e gentes do território, criamos uma iniciativa inclusiva e inovadora, dando a oportunidade às beneficiárias de redescobrirem o seu talento e potencial.”

Pessoas e entidades que participaram no desfile.
Pessoas e entidades que participaram no desfile.

A mostra assumiu um caráter intimista e despretensioso, num evento gratuito e aberto à comunidade, em que para além dos representantes locais, as pessoas da comunidade, mostraram de que é feito o espírito dos “Bairros Saudáveis”.

O desfile encerrou este 1º ciclo do projeto CriativaMente, sendo o desafio agora, encontrar financiamento para a sua continuidade.

Vista geral da audiência.
Vista geral da audiência.