Centro de Inclusão Digital - festa de convívio CID promotores e parceiros
Centro de Inclusão Digital - festa de convívio CID promotores e parceiros
Distâncias Off

Distâncias Off

O objetivo foi alcançado!

Volvido um ano desde o início deste projeto, apresentamos os resultados da sua implementação no terreno, assim como o impacto que o mesmo teve na população alvo. O Projeto Distâncias Off vai continuar ligado com a manutenção do Centro de Inclusão Digital (CID), em funcionamento.

Todas as atividades previstas foram desenvolvidas e concluídas com sucesso, sendo evidente no seu término que os envolvidos tinham uma grande expectativa e vontade de que as atividades se mantivessem ativas.

Atividade de apoio ao estudo, integração de alunos.
Atividade de apoio ao estudo, integração de alunos.

A cedência de equipamento informático a alunos/as em situação de isolamento profilático desenrolou-se entre outubro e dezembro de 2021, e decorreu de acordo com o previsto, embora tenha sofrido ajustes, considerando que o governo forneceu equipamento informático aos/às alunos/as que não o possuíam em casa, deixando assim de existir esta necessidade após essa data.

Centro de Inclusão Digital - voluntários e usuários (Tik Tok)
Centro de Inclusão Digital - voluntários e usuários (Tik Tok)

A inclusão de alunos/as no apoio ao estudo foi um verdadeiro sucesso. Desde outubro de 2021 e, até ao final do ano letivo, o apoio que se fazia três vezes por semana, durante duas horas, diretamente com um conjunto de alunos/as do 1º ao 9º ano de escolaridade, de forma direta, persuasiva e empática, produziu efeitos que foram muito além daquilo que encarregados de educação, diretores de turma e nós mesmos esperávamos. O trabalho com os/as alunos/as referenciados/das pelo Agrupamento de Escolas D. Afonso Henriques (parceiro do projeto), com base em critérios bem definidos, traduziu-se num resultado muito positivo ao nível da aprendizagem, do envolvimento, da organização do estudo, da motivação e sentido de responsabilidade, concretizando-se em melhores resultados escolares e uma atitude mais positiva face à escola. Estes alunos passaram a encarar a escola como uma mais valia para o seu desenvolvimento pessoal, social e profissional e perceberam que todos estão munidos com capacidades para alcançar os objetivos a que se propuserem.

Centro de Inclusão Digital - Convívio de despedida voluntários e usuários
Centro de Inclusão Digital - Convívio de despedida voluntários e usuários

Os cursos @prender.com com vista à capacitação de literacia digital, dinamizados na Sala do Tempo (espaço cedido pelo nosso parceiro Junta de Freguesia de Creixomil), contaram com 12 cursos desde o nível I ao III e contabilizaram 35 participantes. Os formandos que entusiasmadamente participaram, mostraram interesse em que estas ações tivessem continuidade.

Atividade de capacitação @prender.com - Entrega diplomas de curso.
Atividade de capacitação @prender.com - Entrega diplomas de curso.


Por último, a criação e dinamização do Centro de Inclusão Digital (CID), sita também na Sala do Tempo, que teve lugar todas as quintas-feiras, correu surpreendentemente bem. Os/As voluntários/as, alunos/as do Colégio do Ave, revelaram- se jovens ativos/as, enérgicos, empáticos, disponíveis e com uma capacidade de adaptação e de envolvimento exemplar. Os/As usuários/as do CID relataram sentir-se sempre muito acarinhados pelos/as jovens, criando relações interpessoais muito positivas e de amizade que, com certeza, se prolongarão para o resto da vida.

Entrega diplomas de curso.
Entrega diplomas de curso.

Embora estes jovens “partam” para uma nova etapa das suas vidas (com o ingresso no ensino superior) mostraram interesse em continuar a manter contato. Conseguiram ainda contaminar os(as) colegas com a sua atitude, levando a que este ano letivo possamos continuar esta ação com mais voluntários/as, alunos(as) que atualmente integram o 12º ano.

Toda a equipa deste projeto fez questão de realizar uma festa de encerramento do CID antes das férias de verão e o momento foi aproveitado para entregar diplomas de participação a todos os voluntários, na presença do presidente da junta de freguesia e da vereadora da Ação Social da Câmara Municipal de Guimarães.

Testemunho de Diretora de Turma, Maria José Guimarães (Apoio ao Estudo):

Estes tipos de projetos são de grande importância porque dão oportunidade aos alunos com dificuldades de aprendizagem e poucos recursos económicos, terem acompanhamento para desenvolver métodos e técnicas de estudo. Melhoram a autonomia e a autoconfiança, promovendo o sucesso educativo e o seu desenvolvimento pessoal e social.

Testemunho Encarregada de Educação de Aluna do 7.o ano (Apoio ao Estudo):

O apoio tem sido muito importante para a minha neta quer ao nível da escola, quer ao nível do comportamento. Ela está sempre preocupada em ir atempadamente para o apoio e muito organizada para levar tudo o que precisa. Gosta muito de andar na ASSP.
Está mais preocupada comigo, mais atenta e passou a ajudar mais em casa com as tarefas domésticas.
Acho que tudo isto se deve ao facto de frequentar o apoio com a ASSP.