Caminho das Escadinhas.
Um percurso entre arquitetura, arte e natureza no Monte Xisto, Matosinhos
Concluiu-se a execução da obra de um novo percurso público entre o bairro do Monte Xisto e a margem do Rio Leça, em Matosinhos.
Concluíram-se os trabalhos do “Caminho das Escadinhas”, um percurso pedonal ligando a encosta do bairro do Monte Xisto à margem do Rio Leça, em Matosinhos. O projeto proporciona novos espaços de convívio e usufruto da natureza, numa zona urbana onde predomina a escassez de espaços verdes.
Foi um projeto de um ano de duração, promovido pelo INSTITUTO, espaço cultural gerido pela Tamanho Azul – Associação, e que reuniu uma equipa interdisciplinar de arquitetos, construtores locais, artistas e uma rede alargada de parceiros. O projeto de arquitetura, de paulo moreira architectures, foi cuidadosamente executado por construtores locais, liderados pelo Sr. José Silva, também ele morador do bairro. A equipa promotora e projetista participou no próprio processo de requalificação.
O trabalho foi complementado por uma intervenção artística do coletivo Verkron, que conferiu ao projeto uma dimensão artística que certamente o distingue e valoriza.
Uma das principais preocupações desta iniciativa prende-se com a sua manutenção, sendo que uma área naturalizada requer limpeza constante. Foram estabelecidos contactos com moradores, proprietários e entidades competentes, a fim de consciencializar sobre a importância deste projeto para a vivência local e abertura do bairro à cidade.
Uma parte decisiva para a preservação do projeto cabe a quem irá usufruir deste espaço, mas também às autoridades locais. Como promotores do projeto, estamos abertos e disponíveis para colaborar e contribuir para novas iniciativas e parcerias para a ativação pontual do “Caminho das Escadinhas”, através da organização de passeios, eventos ou festivais.