Acção de sensibilização à reciclagem.
Acção de sensibilização à reciclagem.
Habitar para agir

Garfe

Um bairro social melhor equipado

O programa “Bairros Saudáveis” permitiu que o projeto “Habitar para agir” fornecesse melhores condições para os habitantes do bairro social de Garfe.

Decorrido cerca de um ano após a celebração do protocolo, como resultado da candidatura ao programa Bairros Saudáveis, o Centro Social e Paroquial de Garfe, sob o mote “Habitar para agir”, pode agora dar o seu feedback sobre a sua intervenção
junto do bairro social da mesma freguesia.

O projeto Habitar para agir teve a possibilidade de concretizar o objetivo basilar a que se tinha comprometido: intervir no espaço construído e no seu entorno (habitantes, ambiente e estilo de vida), integrando a promoção da saúde e da habitação saudável com participação, capacitação e empoderamento por forma a aumentar a salubridade domiciliar, melhorar as condições de vida e mitigar fatores de exclusão, executando obras de reabilitação térmica com revestimento exterior e substituição de caixilharia e vidro em todas as janelas e portas nas seis habitações do bairro social.

Deste modo, podemos dizer que os habitantes do bairro social de Garfe têm agora melhores condições nas suas casas, podendo orgulharse de terem participado de forma ativa num projeto tão dignificante e humanizador, o que lhes permite viver num melhor ambiente.

Nada disto seria possível sem a colaboração das entidades que se juntaram ao Centro Social e Paroquial de Garfe, nomeadamente a Junta de Freguesia de Garfe, a Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso, o Centro de Interpretação do Carvalho de Calvos e o Agrupamento de Centros de Saúde Cávado II – Gerês/Cabreira.

É necessário também parabenizar a empresa TGC Alumínios Unipessoal, na pessoa do serralheiro Tiago Gonçalves pelo seu bom trabalho junto das residências na colocação das caixilharias e vidro em todas as janelas e portas das seis habitações.

Neste sentido, as casas têm agora asseguradas condições de habitabilidade mais propícias ao bem-estar, permitindo a impermeabilidade, a insonorização e não permite agora a presença de humidade, fator muito prejudicial à saúde. Deste modo, a ajuda de todos foi imprescindível para que os residentes do bairro social possam agora usufruir de uma melhor qualidade de vida, tanto a nível cultural, social, e habitacional, tendo ainda mais condições de colocar em prática os conhecimentos adquiridos no decorrer de cada uma das atividades realizadas no decurso do projeto Habitar para agir.

Por fim, fazendo um balanço do que foi feito ao longo de vários meses podemos concluir que o Bairro Social de Garfe é agora um lugar com melhores condições de habitação, o que proporciona aos seus residentes um bem-estar e qualidade de vida superiores, mantendo por perto as gerações vindouras.