Materiais criados pelos jovens.
Materiais criados pelos jovens.
Viver em Igualdade

Fazer crescer a Igualdade nos Bairros!

Viver em Igualdade, implementado em três territórios de Lisboa pela entidade UMAR - União de Mulheres Alternativa e Resposta, terminou em festa!

No dia 23 de setembro, a sede da UMAR, em Alcântara, foi palco de um animado almoço comunitário entre moradores/as dos bairros Quinta do Cabrinha, Quinta do Loureiro, Liberdade e Serafina e técnicos/as de entidades parceiras.

Festa final do projeto, com almoço comunitário, na sede da UMAR.
Festa final do projeto, com almoço comunitário, na sede da UMAR.

Ao longo de um ano, doze tipos de atividades foram desenvolvidos no âmbito da promoção da igualdade de género e da prevenção da violência, envolvendo a população. O projeto foi apresentado às comunidades dos bairros em oito sessões, tendo sido muito bem recebido.

Kit Pedagógico Encontros em Igualdade De Género - Desafios no Jardim de Infância (UMAR-CIG).
Kit Pedagógico Encontros em Igualdade De Género - Desafios no Jardim de Infância (UMAR-CIG).

Em quatro Jardins de Infância — da EB1 de Santo Condestável, EBI Manuel da Maia, EB1 Raúl Lino e EB1 Mestre Querubim Lapa —, num total de 26 sessões e 177 crianças, a equipa desenvolveu atividades sobre igualdade de género e desconstrução de estereótipos.

Livro produzido com os trabalhos sobre igualdade de género realizados pelas crianças do Jardim de Infância da EBI Manuel da Maia.
Livro produzido com os trabalhos sobre igualdade de género realizados pelas crianças do Jardim de Infância da EBI Manuel da Maia.

Foram ainda dinamizadas 25 rodas de conversa com mais de 250 adolescentes sobre igualdade de género e violência no namoro, tanto em contexto escolar — EBI Manuel da Maia e EB23 Marquesa de Alorna — como nos bairros, em parceria com entidades/projetos com intervenção nos territórios, como a ADM Estrela – Delegação de Lisboa, o Projecto Alkantara – Associação de Luta Contra a Exclusão Social (projeto Fazer a Ponte E8G), o projeto CLDS 4G – Caminhos Ativados ou os programas de férias das juntas de freguesia de Campolide e de Campo de Ourique.

Materiais criados por jovens.
Materiais criados por jovens.

Para o empoderamento de mulheres dos territórios foram organizados seis workshops, com mais de 60 participantes. Explorou-se a evolução dos direitos das mulheres, especialmente no último século. No Dia Internacional da Mulher (8 de março) aconteceram dois destes workshops. E em parceria com a Escola Superior de Saúde da Cruz Vermelha Portuguesa e a Liga Portuguesa Contra o Cancro, ocorreram treze Sessões sobre Saúde das Mulheres, com mais de 130 participantes.

Nas atividades dirigidas exclusivamente a homens, com rodas de conversa e bancas sobre masculinidades positivas e desconstrução de estereótipos, a equipa técnica da UMAR trabalhou em parceria com a Associação Men Talks.

Folheto sobre masculinidades positivas.
Folheto sobre masculinidades positivas.

Ao longo do projeto foram criadas três Redes Solidárias de Vizinhança — uma por território de intervenção — para apoio a mulheres e raparigas em situação de violência. A capacitação da comunidade, com a distribuição de materiais informativos especialmente desenhados para uma resposta solidária e eficaz, mostrou-se um passo importante.

Materiais criados para as Redes Solidárias de Vizinhança.
Materiais criados para as Redes Solidárias de Vizinhança.

Nos três territórios, os quatro Espaços ASAS — de Atendimento, Sensibilização e Apoio — foram locais de atendimento que procuraram oferecer respostas sociais de proximidade, constituindo-se como locais seguros para escuta e apoio a mulheres e raparigas das comunidades do Vale de Alcântara. No âmbito desta atividade foi ainda organizado um passeio, com muita partilha, à Vila de Óbidos.

Passeio à Vila de Óbidos.
Passeio à Vila de Óbidos.

No âmbito da capacitação de técnicos/as com intervenção nos territórios, a UMAR facultou a ação de formação “Género, Igualdade e Cidadania”, tendo alcançado 23 formandas de entidades parceiras e locais.

No que toca à capacitação de jovens, a UMAR ministrou quatro ações de formação “Jovens pela Igualdade!”, tendo alcançado 31 participantes.

Na atividade do projeto mais virada para a disseminação de informação foram produzidos três vídeos com a comunidade dos bairros, para a promoção da igualdade de género e a prevenção da violência.

Campanha “Viver em Igualdade em Reportagem”.


Vídeo da campanha “Alertas no Namoro Adolescente” (com o projeto Fazer a Ponte E8G).

Vídeo da campanha “Sabes quantos tipos de família existem?”.


Em jeito de balanço final, e apesar das dificuldades criadas pela pandemia e dos obstáculos naturais de implementação, consideramos que o projeto foi um sucesso. Para tal foram fundamentais a participação animada e curiosa da comunidade dos três territórios aliada à grande disponibilidade e interesse de múltiplas entidades — parceiras formais ou não — com intervenção nos territórios ou de cariz mais global.

A todos/as agradecemos o precioso contributo, indispensável para o resultado alcançado!
Entidades parceiras formais do projeto: UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta (promotora) com ADM Estrela – Associação Social e Desenvolvimento, Agrupamento de Centros de Saúde Lisboa Ocidental e Oeiras, Centro Social Paroquial de São Vicente de Paulo, Fundação Aga Khan Portugal, Grupo Comunitário da Liberdade e Serafina, Junta de Freguesia de Alcântara, Junta de Freguesia de Campo de Ourique, Junta de Freguesia de Campolide, Projecto Alkantara – Associação de Luta Contra a Exclusão Social, Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, Unidade de Cuidados na Comunidade de Sete Rios.