Visitantes e moradores no passeio de inauguração do Caminho das Escadinhas
Visitantes e moradores no passeio de inauguração do Caminho das Escadinhas
Entre a Natureza e a Cidade: Percursos Pedonais do Monte Xisto

Caminho das Escadinhas

A oficina participativa e o programa público de inauguração

Através de atividades convidando a participação da comunidade local, foram realizadas uma oficina participativa de pintura mural, bem como um programa público de inauguração do percurso pedonal ligando o Monte Xisto à margem do rio Leça.

A execução do “Caminho das Escadinhas”, projeto colaborativo que interliga arquitetura, arte e natureza, contou com a participação de moradores do bairro do Monte Xisto, e da vizinhança da União de Freguesias de Custoias, Leça do Balio e Guifões.

No dia 23 de agosto 2022, foi realizada uma oficina onde participaram crianças, jovens e famílias. A oficina, organizada em parceria entre o INSTITUTO e a Fun Events, teve como objetivo criar um intercâmbio entre o a comunidade e a equipa de projetistas e de criação artística. Durante a atividade, os participantes pintaram partes da zona de intervenção e realizou-se um convívio e piquenique entre todos os presentes.

Vídeo da oficina participativa, editado por João Ana, produzido por INSTITUTO.

No dia 27 agosto de 2022, foi realizado um programa público de promoção da iniciativa. O dia começou no INSTITUTO, sede da entidade promotora Tamanho Azul Associação, situada no Porto, com um ‘open studio’ do trabalho desenvolvido no âmbito da residência artística do coletivo Verkron, que contou também com o apoio do programa InResidence, promovido pela Câmara Municipal do Porto. No evento foi possível visitar uma exposição fotográfica e vídeo do processo de trabalho.

Vídeo do ‘making of’ apresentado no Open Studio da residência artística do coletivo Verkron, editado por João Ana, produzido por INSTITUTO.

Do INSTITUTO, o grupo partiu de autocarro em direção ao bairro do Monte Xisto para visita ao local da intervenção. O passeio iniciou-se na Rua do Monte Xisto e continuou até à Rua das Escadinhas, onde um grupo de moradores que acompanhou a obra serviu de anfitrião.

Encontro entre o grupo de visitantes e os moradores da Rua das Escadinhas
Encontro entre o grupo de visitantes e os moradores da Rua das Escadinhas

Seguiu-se o percurso pelas “escadinhas”, no sentido descendente, onde se pode apreciar a obra de transformação e de criação artística, projetada e executada em colaboração entre artistas, arquitetos e construtores locais.

Iniciou-se uma curta caminhada até à margem do rio Leça, onde foi realizada a intervenção nas ruínas.

Caminhada do bairro até às ruínas recuperadas, na margem do rio Leça
Caminhada do bairro até às ruínas recuperadas, na margem do rio Leça

Seguiu-se um convívio com piquenique, que deu azo a conversas informais e discursos espontâneos das pessoas envolvidas na iniciativa – entidade promotora, arquiteto, construtor, artistas e proprietários. Os testemunhos afirmaram a satisfação com o resultado do projeto, apesar das dificuldades sentidas ao longo processo.

[Imagem 4: Convívio na inauguração do Caminho das Escadinhas
[Imagem 4: Convívio na inauguração do Caminho das Escadinhas

Entre as conversas de quem visitou o espaço pela primeira vez ouviram-se planos para futuros encontros, piqueniques, e festas de aniversário no local. O “Caminho das Escadinhas” estava oficialmente inaugurado, e disponível para o usufruto público.