Mural coletivo contra o Bullying, um trabalho artístico pintado por estudantes da Escola Superior de Artes e Design, por uma voluntária e por um elemento da equipa do projeto Bairros SEM Bullying, na Escola Secundária Augusto Gomes.
Mural coletivo contra o Bullying, um trabalho artístico pintado por estudantes da Escola Superior de Artes e Design, por uma voluntária e por um elemento da equipa do projeto Bairros SEM Bullying, na Escola Secundária Augusto Gomes.
Bairros SEM Bullying

Matosinhos

O bullying constrói muros, o Bairros SEM Bullying transforma-os

O Bairros SEM Bullying pintou, em colaboração com estudantes da Escola Superior de Artes e Design, um mural coletivo contra o Bullying na Escola Secundária Augusto Gomes. Este mural simboliza o percurso percorrido ao longo deste projeto e o esforço conjunto de diversas entidades, profissionais e elementos da sociedade civil para prevenir e combater o bullying no concelho de Matosinhos.

O Bairros SEM Bullying é um projeto promovido pela Associação Plano i e financiado pelo Governo Português, ao abrigo do Programa Bairros Saudáveis, que objetiva a prevenção do bullying e da violência interpessoal, através de uma ação integrada na e com a comunidade.

Uma das principais atividades do projeto incidiu sobre o desenvolvimento e implementação de um programa de prevenção e combate ao bullying no concelho de Matosinhos, mais especificamente na Escola Secundária João Gonçalves Zarco e na Escola Básica de Matosinhos.

Este programa foi implementado em 20 turmas, contabilizando-se um total de 140 sessões dinamizadas. Para além disto, a equipa do projeto Bairros SEM Bullying ministrou várias ações de formação dirigidas a assistentes operacionais, docentes e outros/as profissionais da comunidade que trabalham diretamente com crianças e jovens.

De igual forma, foi realizado um focus group (entrevista grupal) no Conjunto Habitacional da Biquinha com mães e avós de crianças e jovens, com a finalidade de conhecer as suas perceções acerca do bullying e da violência escolar.

O Mural Coletivo contra o Bullying ,pintado entre os dias 16 e 19 de agosto, surgiu com a finalidade de sensibilizar a comunidade escolar e a sociedade civil para a problemática em questão, fomentado-se o envolvimento de diversos elementos da comunidade no projeto: as crianças e jovens que frequentam a Escola Básica de Matosinhos participaram num brainstorming e partilharam as suas ideias para a pintura do mural e os estudantes da Escola Superior de Artes e Design (ESAD) que desenvolveram o draft com base na conceptualização comum que foi co-construída.

O grupo que se reuniu para debater acerca do mural concluiu que não deveriam ser incluídos símbolos negativos relacionados com a violência, dando-se, assim, primazia à representação de um ambiente harmonioso, favorável ao desenvolvimento integral das crianças e jovens e à construção de relações saudáveis. Foi dada visibilidade às atitudes e aos comportamentos que se pretende promover.

A pintura do mural decorreu entre os dias 16 e 19 de agosto, tendo sido concretizada por estudantes da ESAD, por uma voluntária e por um elemento da equipa do projeto Bairros SEM Bullying, num muro exterior da Escola Secundária Augusto Gomes (Matosinhos).