Intervenção do sobre o projeto Bem-Guardado no Fórum Regional dos Bairros Saudáveis.
Intervenção do sobre o projeto Bem-Guardado no Fórum Regional dos Bairros Saudáveis.
Bem-Guardado

Espinho

Quase 30 pessoas em situação de sem-abrigo acederam ao projeto Bem-Guardado

Foram realizadas 46 mediações e 45 encaminhamentos, a outros serviços sociais e de saúde.

O projeto Bem-Guardado desenvolvido pelo Centro Social de Paramos completou 7 meses de prática no terreno. Neste curto período de tempo, foram superadas as expectativas, sendo que 28 pessoas em situação de sem-abrigo (das 20 previstas) tiveram acesso ao projeto.

Foram realizadas 46 mediações e 45 encaminhamentos, a outros serviços sociais e de saúde e a todos/as os/as utentes foram distribuídos o kit bem-guardado, assim como realizada educação para a saúde. Realçamos que, neste espaço de tempo, seis pessoas que usufruíram dos armários, resolveram a sua situação sem-abrigo.

O contrato de financiamento com o Programa Bairros saudável terminou a 10 de Outubro, mas tal como estava previsto em candidatura será assegurada a sua continuidade, através da parceria entre o Centro Social de Paramos (entidade promotora); Paróquia de Espinho (local onde os armários estão expostos) e Câmara Municipal de Espinho (responsável pela manutenção).

O Centro Social de Paramos continua a dar prioridade à intervenção na emergência social, permitindo deste modo, atenuar os riscos inerentes à situação de sem-abrigo, até que se consiga ultrapassar esta condição de vulnerabilidade.

Mais um sonho concretizado e que se espera que continue a mudar a vida das pessoas.