Rodas de conversas que têm um papel importante no ganhar de confiança na comunidade.
Rodas de conversas que têm um papel importante no ganhar de confiança na comunidade.
Barronhos Project

Barronhos

Uma pequena vitória e um grande passo

Desde a chegada do programa Bairros Saudáveis ao nosso bairro, verificámos várias mudanças, uma delas, e talvez a mais importante, foi a mudança de atitude da comunidade perante a adversidade.

Barronhos, aquela comunidade que só acredita quando vê obra feita, é uma comunidade onde ainda existem muitos problemas a resolver. Mas ao contrário do que estava a acontecer no início do projeto, a comunidade tornou-se mais proativa, e com mais iniciativa para procurar soluções para os problemas existentes.

De certa forma, o Barronhos Project trouxe à comunidade uma visão mais profunda e precisa daquilo que são as suas competências pessoais, e de como usar essas competências em benefício da comunidade.

Um bairro mais unido, uma comunidade que meteu de lado as diferenças e conflitos raciais, e que pretende que as crianças possam vir a determinar o seu próprio futurro.

Entre as sessões sobre saúde mental, educação sexual, e capacitação para emprego, têm-se descoberto novas amizades, novas convivências, novas conversas que, sendo tão úteis e importantes, acabámos por perceber que faziam falta. Estas rodas de conversa serviram, muitas vezes , para reeducar e até quebrar alguns tabus.