Botões SOS
A população idosa da aldeia da Lagoa ganha mais um apoio em casa
O programa Bairros Saudáveis trouxe para o Centro Social Santo António da Lagoa uma nova visibilidade dentro do seu concelho o que tem permitido, ao longo do tempo, estabelecer novas parcerias e trabalho em rede com instituições e entidades locais.
A partir de julho de 2022, e até junho de 2024, os utentes do projeto Serviço de Proximidade passarão a beneficiar de apoio em teleassistência personalizado e totalmente adaptado às suas circunstâncias e capacidades. O projeto, desenvolvido em parceria com a Associação Humanitária de Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar, permite garantir a segurança e o rastreamento de pessoas idosas, através da geo-localização, assistência e, quando necessário, socorro em situação de emergência.
Deste modo, a população idosa da aldeia da Lagoa ganha mais um apoio em casa. Numa eventual situação de emergência, o utente pressiona o Botão SOS do seu dispositivo pessoal móvel. De imediato, é estabelecida uma ligação com a central de Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar que recebe, em simultâneo, a localização GPS do dispositivo. Para os bombeiros, é atribuído acesso a uma plataforma de gestão, que permite consultar a posição geográfica dos utentes, verificar alertas e também informação mais específica, como o historial clínico, medicação de uso diário, entre outras que se possam considerar relevantes.
Este projeto distingue-se de outros de natureza semelhante uma vez que o primeiro contacto efetuado, após pressionar o botão, é feito diretamente para a central de Bombeiros do concelho, ao invés de empresas de segurança privadas que posteriormente fazem encaminhamento para equipas especializadas. A nova ligação direta permite não só acionar mais rapidamente os meios de socorros, como facilita e também melhora o atendimento inicial e a triagem, uma vez que os profissionais dispõem de todas as informações clínicas relevantes na plataforma.
A parceria entre o Centro Social Santo António da Lagoa e a Associação Humanitária de Bombeiros de Vila Pouca de Aguiar possibilita a testagem de um novo modelo de atendimento personalizado e de proximidade de forma a, no futuro, alargar a outras pessoas ou associações locais e melhorar a eficiência do serviço. Ademais, com a elevada prevalência de quedas e acidentes domésticos entre a terceira idade, particularmente visível entre os nossos utentes, o botão SOS praticamente garante que a pessoa consegue contactar as equipas de emergência independentemente da sua condição, com apenas um toque no dispositivo (que deve andar sempre no bolso ou pendurado ao pescoço). Respondemos a uma necessidade institucional ao mesmo tempo que promovemos práticas inovadoras com efeitos multiplicadores para a área social. E, com o apoio do programa Bairros Saudáveis, os utentes do Serviço de Proximidade vivem agora com mais um equipamento de suporte que promove a sensação de segurança, apoio e bem-estar nas suas casas, na sua aldeia e junto da sua comunidade.