Um projeto participado que permite embelezar o bairro e contribuir para uma maior sustentabilidade.
Um projeto participado que permite embelezar o bairro e contribuir para uma maior sustentabilidade.
Projeto "Arco-Íris" – “Vem Dar Cor à Tua Vida”

Hortas Comunitárias

Cultivar com Alegria

O Projeto "Arco-Íris" – “Vem Dar Cor à Tua Vida” com começo da sua intervenção, em outubro 2021, através do programa Bairros Saudáveis com diferentes níveis de intervenção, trabalha uma das áreas com base na criação e dinamização de hortas comunitárias no Bairro São Vicente Paulo, em Arganil.

O objetivo deste projeto é contribuir para a melhoria da qualidade de vida e dignidade humana da população de estratos sociais desfavorecidos ou em situação de vulnerabilidade social através de intervenções concertadas entre as entidades: a promotora do projeto, Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Arganil e as parceiras do projeto, Câmara Municipal de Arganil, Associação Juvenil CUME - Cultura Urgente para a Mudança Enérgica, Autoridade de Saúde Pública - concelho de Arganil, Freguesia de Arganil, Passo a Passo com a Criança e a Família, Associação de Ajuda Psicossocial, Conferência Nossa Senhora da Assunção de Arganil, Unidade de Cuidados na Comunidade de Arganil-Centro de Saúde de Arganil e a população residente.

Em parceria com estas entidades, a equipa multidisciplinar do projeto @GIR e de técnicos da Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra organizaram uma sessão com a população residente com o objetivo de sensibilizar para a importância das hortas comunitárias no Bairro São Vicente Paulo.

Toda a gente lançou mãos à obra.
Toda a gente lançou mãos à obra.

Este bairro é constituído por 14 habitações cujos 24 moradores abrangem uma população heterogénea e multicultural.

A partilha de conhecimento entre várias gerações foi uma constante e todos puseram mão à obra para plantar alfaces e semear coentros. A aprendizagem foi bem mais além do objetivo inicial, demonstrando que é possível rentabilizar os terrenos em frente a cada uma das habitações, com o intuito de embelezar e ao mesmo tempo proporcionar locais de convívio, lazer, aprendizagem e troca de produtos hortícolas entre os moradores. As hortas incentivam e contribuem, igualmente, para a cooperação entre os habitantes, manutenção dos espaços e partilha de conhecimentos.

Este projeto demonstra a ação no terreno do @GIR que promove iniciativas para a identificação e resolução de problemas específicos, assim como implementação de soluções, através de equipas multidisciplinares que promovam ligações entre os vários intervenientes. São vários os benefícios que se podem associar a um projeto desta natureza, como o destaque do conhecimento e o contacto privilegiado com o território e os seus atores.