Um apoio constante à população mais carenciada de cuidados de saúde e de apoio social.
Um apoio constante à população mais carenciada de cuidados de saúde e de apoio social.
Projeto TOC TOC- Multi Serviços Porta a Porta

Armamar

Trabalhar com a população para combater a solidão e o isolamento

O Projeto TOC TOC- Multi Serviços Porta a Porta foi recebido, pela população do município de Armamar, com agrado e envolvência, desde novembro de 2021, período em que começaram a ser dinamizadas as suas atividades.

No novo ano de 2022 foram aumentando as atividades realizadas e o número de beneficiários apoiados, mais em contexto dos acompanhamentos individualizados.

Muito foi feito, desde agendamento de consultas e exames, ida a consultas e/ou vacinação, acompanhamentos a análises clínicas e exames complementares de diagnósticos, ou seja, articulação direta com os serviços de saúde; também a compra de medicação e de bens de primeira necessidade, pagamentos de faturas, tais como: eletricidade, telecomunicações, entre outras. Tudo com o acompanhamento da educadora social, monitora do projeto.

É fulcral para os beneficiários, o auxílio na interpretação da correspondência, o apoio na preparação da medicação, em caixas individuais, para que seja colmatada a dificuldade, na toma da mesma, realização de intervenções nas habitações dos beneficiários, de forma a reorganizar, arrumar e limpar, a fim de ter uma vida condigna dentro do seu próprio domicílio.

Face aos resultados destas intervenções individuais, verificamos a veracidade do diagnóstico social inicial, que nos levou à conceção deste projeto social descentralizado, pois a maior parte desta população fragilizada, idosos, famílias desfavorecidas e pessoas com deficiência, vivem distantes da sede do concelho de Armamar, a maioria sozinhos e sem qualquer retaguarda familiar, com parcas habilitações literárias e financeiras, não facilitando a sua interação social e comunitária, promovendo o seu isolamento e consequentemente a solidão.

A implementação do TOC TOC, veio permitir que essas fragilidades se fossem colmatando, a cada solicitação do beneficiário e/ou família, face a diversos comentários que recolhemos, estamos in loco a fazer a diferença, existe a demonstração de agradecimento e satisfação, pelo facto de serem acompanhados para serviços que, por vezes, não sabiam de que forma se teriam de dirigir: “nunca tive ninguém que tivesse essa preocupação comigo, em explicar o que tenho que fazer e o que me foi dito pela médica”.

De forma constante, recebemos o afeto dos beneficiários: “obrigada por me acompanhar, ainda bem que apareceu este projeto”, “obrigada menina, mas é pena que já termine em agosto”, “às vezes ligo, nem sei se me pode ajudar, mas como não tenho mais ninguém, olhe, desculpe, com este projeto tenho sempre respostas às minhas preocupações e problemas, sou agradecida à Associação de Arícera, por ter o TOC TOC.”

No auge da concretização do Projeto TOC TOC, esta franja populacional, após ter contacto com os responsáveis pela dinamização do Projeto e com a monitora depositam a confiança e à vontade para receberem todo o apoio existente.

Nestes últimos meses, também, temos vindo a apoiar famílias de cuidadores informais, em que um dos cônjuges, ou familiar, está acamado, impossibilitando o cuidador de se deslocar de forma recorrente, para o exterior do domicílio. Neste sentido é realizada as compras e entrega das mesmas, sendo os pedidos mais comuns, medicação, fraldas e bens de primeira necessidade. Em plena pandemia, devido à covif-19, é prestado, também, este apoio aos indivíduos em isolamento, casos positivos, e, aos seus contactos de alto risco.

As ações de sensibilização e informação em grupo, junto da população das freguesias do município, com temáticas relevantes para a atualidade, são realizadas de forma continuada, desde a proteção e prevenção da covid-19: É necessário continuar a sensibilizar para a continuidade das regras e procedimentos impostos pela DGS.

É preciso apostar na sensibilização em relação a práticas de reciclagem, reutilização e redução dos resíduos, com objetivo de proporcionar uma sustentabilidade ambiental.

Outros dos temas, estão ligados com comportamentos de procura de saúde, de modo a evitar doenças cardiovasculares, sensibilizando para uma alimentação saudável e a importância da hidratação diária, bem como, para a higiene oral e por último, mas não menos importante modos de evitar acidentes com medicamentos e/ou automedicação.

Antes de iniciarmos todas estas atividades, a população é abordada através de conversas informais, divulgação de todas as atividades existentes, que cognominamos de “Dois Dedos de Conversa”, de forma a criar empatia e compreensão das atividades existentes, tendo assim, os beneficiários à vontade para solicitar o nosso apoio.

À distância de um TOC TOC, trazemos-lhe um sorriso e minimizamos o seu isolamento e a sua solidão.