mães, avós e algumas das suas pessoas filhas presentes no Focus Group, residentes do Conjunto Habitacional da Biquinha.
mães, avós e algumas das suas pessoas filhas presentes no Focus Group, residentes do Conjunto Habitacional da Biquinha.
Bairros SEM Bullying

Complexo Habitacional da Biquinha

A perceção das famílias sobre o flagelo do Bullying

O projeto Bairros SEM Bullying, desenvolvido pela Associação Plano i e financiado pelo Programa Bairros Saudáveis, visa prevenir o bullying e a violência interpessoal através de uma ação integrada na e com a comunidade. Recentemente, com o apoio da Associação para o Planeamento da Família (APF), foi dinamizado um focus group (entrevista grupal) junto das pessoas moradoras no Conjunto Habitacional da Biquinha.
Texto:

O projeto Bairros SEM Bullying (BSB) foi aprovado ao abrigo do Programa Bairros Saudáveis e propõe-se à promoção da saúde mental e de contextos desenvolvimentais seguros. A violência interpessoal e o bullying escolar emergem como obstáculos à concretização desses objetivos, pelo que foi projetado um programa de prevenção e combate a estas problemáticas.

Este programa tem sido implementado pela Associação Plano i, uma associação não governamental com estatuto de IPSS, sediada no Porto, que se apresenta como um coletivo empenhado na promoção da igualdade através da difusão de discursos e da concretização de práticas de inclusão.

O BSB desenvolve atividades no concelho de Matosinhos e procura potenciar sinergias individuais, grupais e comunitárias, privilegiando uma intervenção em parceria e em rede.

Nesse sentido, dedicou-se uma primeira fase à identificação de necessidades, junto de docentes, assistentes operacionais, profissionais de psicologia e de intervenção social. De seguida, e respondendo às necessidades encontradas, foi construído um programa de intervenção direcionado a estudantes do segundo e do terceiro ciclo do ensino básico, o qual está a ser implementado desde o início de março em escolas do concelho de Matosinhos, tendo sido realizadas até à data de fecho desta notícia 136 sessões.

A par dessa atividade, têm sido dinamizadas ações de sensibilização com assistentes operacionais e estão calendarizadas ações de formação com profissionais da comunidade que trabalham com crianças e jovens.

Entre as diferentes atividades realizadas pelo BSB, foi desenvolvido um focus group no dia 11 de maio de 2022, com o propósito da recolha de informação, junto da comunidade, acerca das perceções, opiniões e vivências relacionadas com o fenómeno do bullying escolar. Para esse efeito, foi constituído um grupo de mulheres (mães e avós) que residem no Conjunto Habitacional da Biquinha, localizado no município de Matosinhos. Importa referir que a amostra foi aleatória e por conveniência. Foram convidadas pela APF várias pessoas, desde mães, pais, avós, avôs, ou com crianças e jovens a seu cargo, contudo, na data marcada, apenas compareceram mães e avós.

Com esta sessão, foi possível analisar várias questões inerentes às situações de bullying experienciadas pelos/as filhos/as e netos/as das pessoas entrevistadas. Proporcionou-se apurar a perspetiva deste grupo em relação a quais poderiam ser as motivações do bullying, debatendo-se o impacto da origem étnica, do género e do nível socioeconómico. Discutiu-se, ainda, o papel que as famílias e a comunidade escolar desempenham na prevenção e na resposta às situações de bullying, no sentido de interromper o ciclo de violência interpessoal.