Evento final: Como te sentes hoje, entrando no tema da saude mental?
Evento final: Como te sentes hoje, entrando no tema da saude mental?
Foco Mental

Bem-estar

Recolhendo e partilhando os frutos de Foco Mental

Foi em outubro de 2021 que se iniciou o projeto “Foco Mental”, durante este ano foram implementadas várias atividades todas com o objetivo principal de promover bem-estar e saúde mental entre jovens.

Alcançamos o objectivo de promover a saúde mental e o bem-estar dos jovens através do desenvolvimento de workshops nas escolas e em centros juvenis, falando das emoções e como geri-las, do estigma da saúde mental, e como cuidamos dela. Criámos uma página instagram “Pensando Floridamente”, com o objetivo de gerar reflexão sobre saúde mental através de conteúdos motivacionais e informativos.

Organizamos formações com o propósito de capacitar técnicos da juventude em competências socio-emocionais e promoção da saúde mental para poder atuar eles mesmas ações de prevenção nos vários contextos.

Evento Final: Partilhando a própia experiência no projeto Foco Mental
Evento Final: Partilhando a própia experiência no projeto Foco Mental

Outra peça importante foi envolver um grupo de jovens voluntárias, as mentoras, para numa lógica de educação de pares nos acompanharem nas diversas atividades do projeto, nos workshops, no desenvolvimento de conteúdos digitais, e na implementação das ações de rua.

As ações de rua no bairro no bairro permitiram-nos levar o tema da saúde mental e das emoções para rua, criando um espaço de expressão e conversa sobre as mesmas de forma intercultural e intergeracional.

Para celebrar todas estas experiências do projeto, o dia 3 de agosto organizamos um evento do projeto para partilhar as nossas experiências e vivências individuais e especialmente de quem participou de qualquer forma ao desenvolvimento de Foco Mental.

Foram convidados antecipadamente jovens que receberam e participaram nos workshops, na escola e nos centros juvenis, e ainda alguns profissionais que fizeram parte das formações. O evento aconteceu na sede da Associação Mais Cidadania. Constou, numa primeira parte, da partilha das técnicas do projeto sobre todas as atividades efetuadas e o impacto delas.

Num segundo momento passamos a uma conversa informal facilitada pela Paula Guerra, em que as pessoas que experienciaram, pelo menos, algumas partes do projeto pudessem contar a propia experiência e falar sobre o impacto que Foco Mental tive no próprio percurso.

Depois a tertúlia foi alargada para todos os participantes do evento para conversar em geral sobre saúde mental entre os jovens. Com certeza podemos concluir que este momento foi uma celebração e um olhar para os caminhos que percorremos ate agora e em quais ainda podemos entrar daqui para a frente.