Sustentabilidade
A horticultura sustentável pode ser praticada na varanda ou na marquise de sua casa
A capacitação sobre hortas caseiras promove o conhecimento sobre os benefícios do consumo de legumes, vegetais e frutas bem como permite na prática a produção e confeção de refeições saudáveis.
O Workshop sobre Hortas Caseiras favorece a sensibilização e a consciencialização dos benefícios para uma alimentação saudável. A abordagem teórico-prática utilizada nesta ação ajuda-nos a valorizar os espaços limitados como recurso familiar para a produção de uma horticultura biológica e familiar.
No dia 23 de julho decorreu a primeira parte, entre as 9:30 e as 12:30, na Associação AD-SUMUS na freguesia do Laranjeiro- Feijó, estando já agendada para o dia 27 de agosto a segunda parte daquele Workshop.
A ação é dinamizada pela formadora Ana Marta, licenciada em engenharia agronómica, e que se especializou na prática da agricultura sustentável integrada, formadora e consultora independente na área da agricultura e horticultura sustentável há mais de 10 anos, tem espalhado conhecimentos na produção de alimentos ecológicos por vários países de África e nacionalmente em projetos sociais desenvolvidos por associações locais e em parceria com Câmaras Municipais (Seixal, Almada, Lisboa).
Além disso, Ana Marta é consultora assídua em projetos de desenvolvimento sustentável e uma das dinamizadoras da Horta Comunitária da Associação Mula no Barreiro.
A ação é dirigida à comunidade e em particular aos beneficiários do Banco Alimentar apoiados pela AD-SUMUS. Este workshop, repartido em dois dias com a duração total de seis horas, pretende dar algumas ideias acessíveis e práticas de como produzir alimentos sem químicos, de como os confecionar corretamente, aproveitando todo o valor nutricional, e de aprender a consumi-los retirando os benefícios para uma refeição caseira saudável.
A ação iniciou com uma parte teórica com a apresentação de slides sobre como cuidar de uma horta em casa, ou num pequeno quintal. O primeiro ponto teve como temas principais a planificação da horta conforme o espaço disponível: Varandas e marquises – hortas verticais e em vasos. O segundo ponto foi marcado pela nutrição das plantas, fertilização natural e fitossanidade – como fazer compostagem caseira e produtos naturais. O terceiro ponto esclareceu quais as culturas para hortas caseiras; que espécies cultivar? A preparação (sementeiras e plantações), e os locais onde cultivar e quais os cuidados a ter. A quarta temática foi hortícolas de casa: da sementeira à colheita, preparação de refeições saudáveis e deliciosas; valor alimentar e nutricional dos alimentos – da horta à mesa. Após as primeiras noções passou-se à prática onde aprendemos a plantar alfaces, espinafres, coentros, salsa e couves.