Alguns dos resultados suculentos daquilo que resultou da aprendizagem.
Alguns dos resultados suculentos daquilo que resultou da aprendizagem.
Rica Vida

Sustentabilidade

A horticultura sustentável pode ser praticada na varanda ou na marquise de sua casa

A capacitação sobre hortas caseiras promove o conhecimento sobre os benefícios do consumo de legumes, vegetais e frutas bem como permite na prática a produção e confeção de refeições saudáveis.

O Workshop sobre Hortas Caseiras favorece a sensibilização e a consciencialização dos benefícios para uma alimentação saudável. A abordagem teórico-prática utilizada nesta ação ajuda-nos a valorizar os espaços limitados como recurso familiar para a produção de uma horticultura biológica e familiar.

No dia 23 de julho decorreu a primeira parte, entre as 9:30 e as 12:30, na Associação AD-SUMUS na freguesia do Laranjeiro- Feijó, estando já agendada para o dia 27 de agosto a segunda parte daquele Workshop.

Cartaz do Workshop de 27 de agosto.
Cartaz do Workshop de 27 de agosto.

A ação é dinamizada pela formadora Ana Marta, licenciada em engenharia agronómica, e que se especializou na prática da agricultura sustentável integrada, formadora e consultora independente na área da agricultura e horticultura sustentável há mais de 10 anos, tem espalhado conhecimentos na produção de alimentos ecológicos por vários países de África e nacionalmente em projetos sociais desenvolvidos por associações locais e em parceria com Câmaras Municipais (Seixal, Almada, Lisboa).

Além disso, Ana Marta é consultora assídua em projetos de desenvolvimento sustentável e uma das dinamizadoras da Horta Comunitária da Associação Mula no Barreiro.

A ação é dirigida à comunidade e em particular aos beneficiários do Banco Alimentar apoiados pela AD-SUMUS. Este workshop, repartido em dois dias com a duração total de seis horas, pretende dar algumas ideias acessíveis e práticas de como produzir alimentos sem químicos, de como os confecionar corretamente, aproveitando todo o valor nutricional, e de aprender a consumi-los retirando os benefícios para uma refeição caseira saudável.

Apresentação aos participantes sobre os cuidados necessários para manter uma horta caseira.
Apresentação aos participantes sobre os cuidados necessários para manter uma horta caseira.

A ação iniciou com uma parte teórica com a apresentação de slides sobre como cuidar de uma horta em casa, ou num pequeno quintal. O primeiro ponto teve como temas principais a planificação da horta conforme o espaço disponível: Varandas e marquises – hortas verticais e em vasos. O segundo ponto foi marcado pela nutrição das plantas, fertilização natural e fitossanidade – como fazer compostagem caseira e produtos naturais. O terceiro ponto esclareceu quais as culturas para hortas caseiras; que espécies cultivar? A preparação (sementeiras e plantações), e os locais onde cultivar e quais os cuidados a ter. A quarta temática foi hortícolas de casa: da sementeira à colheita, preparação de refeições saudáveis e deliciosas; valor alimentar e nutricional dos alimentos – da horta à mesa. Após as primeiras noções passou-se à prática onde aprendemos a plantar alfaces, espinafres, coentros, salsa e couves.