Uma acção em que participaram cerca de 50 jovens.
Uma acção em que participaram cerca de 50 jovens.
Projeto Bairro Cool

Olhão

Dia internacional da Juventude conquista as paredes do bairro

A MOJU (Associação Movimento Juvenil em Olhão) organizou uma ação de intervenção comunitária no local onde se encontra em funcionamento o Gabinete de Bairro, no Bairro Fundo Fomento de Habitação, para assinalar o dia Internacional da Juventude. Esta ação consistiu na limpeza e pintura de uma área de espaços comuns do bairro e envolveu mais de 50 jovens.

No dia 12 de agosto comemorou-se o Dia Internacional da Juventude. Este dia, assinalado mundialmente desde 1999, tem como objetivo celebrar a juventude e afirmar a importância do exercício de uma cidadania plena, relembrando os decisores políticos da importância das gerações jovens.

Para assinalar a data, a MOJU - Associação Movimento Juvenil em Olhão organizou uma ação de intervenção comunitária na envolvência ao local onde se encontra em funcionamento o Gabinete de Bairro, no Bairro Fundo Fomento de Habitação. Esta ação consistiu na limpeza e pintura de uma área de espaços comuns do bairro e envolveu mais de 50 jovens.

A requalificação do espaço urbano durou o dia todo.
A requalificação do espaço urbano durou o dia todo.

Indo de encontro ao tema estabelecido pelas Nações Unidas para 2022 “Solidariedade Intergeracional: Criando um mundo para todas as idades”, a associação juvenil olhanense aproveitou a iniciativa para realizar a cerimónia de descerramento da placa do Gabinete de Bairro. Esta valência, em funcionamento num espaço cedido pelo Município de Olhão, é um espaço permanente, de proximidade e de serviço à comunidade.

Um bolo que assinala a inauguração do Gabinete do Bairro.
Um bolo que assinala a inauguração do Gabinete do Bairro.

O Gabinete de Bairro é também uma fonte de informação sobre temas de interesse como emprego, educação, formação, saúde, direitos e obrigações sociais, tendo para tal produzido diversos materiais informativos, com uma linguagem simples, clara e atrativa, que estão à disposição no espaço e distribuídos pela comunidade. Tendo entrado em funcionamento em janeiro, o Gabinete de Bairro já fez mais de 200 acompanhamentos a moradores/as do bairro e da comunidade envolvente.

A cerimónia contou com a presença do presidente da autarquia, António Pina, que se fez acompanhar do restante executivo, de Bruno Alves da Freguesia de Quelfes e do Diretor Regional do IPDJ, Custódio Moreno.

A iniciativa terminou com a realização de um grafitti em parceria com a ARTitude – Associação de Cultura e Arte Urbana, alusivo à celebração do Dia Internacional da Juventude, de forma a valorizar a consciência de que é necessário aproveitar o potencial de todas as gerações e promover relações e parcerias intergeracionais igualitárias.

Imagens que assinalam que está nas mãos dos jovens contribuir para mudar o mundo.
Imagens que assinalam que está nas mãos dos jovens contribuir para mudar o mundo.

O Gabinete de Bairro é uma das atividades do Projeto Bairro Cool, promovido no âmbito do Programa Bairros Saudáveis e que resulta de uma parceria com a Câmara Municipal de Olhão, a UCC Olhar+ e a Assembleia de Jovens Local. Este projeto propõe-se a desenvolver um conjunto de iniciativas no sentido de melhorar a qualidade de vida dos/as moradores/as do Bairro Fundo Fomento à Habitação, em Olhão. Para tal, desenvolve a sua ação em torno de 4 áreas centrais: a proteção para a saúde, a promoção de estilos de vida saudáveis, a capacitação dos/as participantes e a promoção da cidadania.