Reunião de sensibilização para a limpeza do bairro.
Reunião de sensibilização para a limpeza do bairro.
Projeto Passa a Palavra

Projeto Passa a Palavra

A comunidade cigana do bairro 1º Torrão uniu-se para limpar o bairro

Projeto “Passa a Palavra” em ação de limpeza no bairro do 1º Torrão

O bairro do 1º Torrão, em Almada, está mais saudável após a realização da ação de limpeza e higienização do bairro, com a colaboração a Junta da União de Freguesias de Caparica e Trafaria.

O projeto “Passa a Palavra” prevê a realização de 2 ações de limpeza no âmbito da Atividade “Torrão + Saudável”. Esta iniciativa envolve a limpeza do bairro com o apoio da junta de freguesia da Caparica e Trafaria com a intenção de lavagem/limpeza das ruas, remoção de lixo comum e lixo de maiores dimensões, desratização e eventual requalificação de pequenos espaços.

Aquisição de material para a acção no Torrão.
Aquisição de material para a acção no Torrão.

Neste sentido, a Agarrar Exemplos promoveu uma ação de sensibilização sobre a importância da reciclagem seguida de uma ação de limpeza no bairro do 1º Torrão. Esta ação mobilizou os moradores e envolveu um grupo de mais de 25 pessoas da comunidade cigana, entre elas, mulheres, homens e crianças. A iniciativa envolveu ainda uma reunião com a presidente da Junta onde a comunidade, com o apoio da Agarrar Exemplos, pode expor os principais problemas do bairro, entre eles: o fraco e descuidado arruamento devido às raízes das árvores que têm deteriorado as estradas e os acessos; o lixo acumulado; as pragas e falta de saneamento.

Reunião com a presidenta da junta no bairro.
Reunião com a presidenta da junta no bairro.


Realizado este compromisso conjunto para a melhoria da saúde do bairro do 1º Torrão, a comunidade local sentiu o seu investimento ser reconhecido. Esta ação não só “lavou a cara do bairro” como promoveu o aumento do sentimento de pertença da população residente. A próxima ação já está marcada para o final de agosto.

Final da limpeza do bairro.
Final da limpeza do bairro.