Uma reqaulificação que mereceu o apoio de todos
Uma reqaulificação que mereceu o apoio de todos
Projecto Pontes

"Que Lata"

Uma atividade artística, comunitária e participada no Teixoso, Covilhã

Mais de 40 pessoas residentes e habitantes na freguesia do Teixoso, estreitaram laços, partilharam e agarraram nos pincéis, nos rolos e nas latas para tornar um espaço comum mais acolhedor e seguro.

No âmbito do projeto Pontes promovido pela Beira Serra - Associação de Desenvolvimento decorreu nos dias 8, 9 e 10 de julho no Bairro de habitação municipal das Nogueiras, no Teixoso, a atividade denominada «Que lata!». A intervenção consistiu na manutenção, limpeza e qualificação das escadas de acesso ao bairro.

A concretização desta iniciativa foi possível graças à parceria com a empresa de curadoria de arte urbana «Formas Efémeras», do artista Filipe Savian assim como à participação entusiasta de crianças, jovens, adultos e pessoas com mais de 65 anos que quiseram dar o seu contributo no processo de transformação do seu bairro.

Imagem das escadas antes da intervenção
Imagem das escadas antes da intervenção

Assim, perto de 40 pessoas residentes e habitantes na freguesia do Teixoso, estreitaram laços, partilharam e agarraram nos pincéis, nos rolos e nas latas para tornar um espaço comum mais acolhedor e seguro.

Graças aos moradores e parceiros que se esforçaram e trabalharam lado à lado para dar corpo a um projeto, foi possível transformar um espaço, reforçar as relações interpessoais e reconciliar as pessoas com o seu bairro.

Foi grande a participação das população
Foi grande a participação das população


A Junta de Freguesia do Teixoso e Sarzedo procedeu à limpeza prévia das escadas, o Senhor Paulo gerente do café do bairro ofereceu deliciosos pêssegos, o Joca e António esmeraram-se nos grelhados, a Graça presenteou-nos com arroz doce, a Paula e a Maria do Carmo brindaram-nos com alfaces, cebolas e pepinos da horta comunitária, a Isabel lavou loiças e tachos, muitos limparam e arrumaram os espaços e os que, não puderam participar, incentivaram e deram ânimo perante o calor implacável.
«Que lata!»: uma atividade artística, comunitária e participada em que cada um/à sua medida participou.

Imagem pós-intervenção
Imagem pós-intervenção