Criar redes
Cultivar comunidades a partir de casa
O Projeto Crescer em Casa está a gerar na zona da Junta de Freguesia de São Vicente e sua envolvente, uma rede intergeracional de 200 cultivadores locais para promover a cocriação de um jardim comunitário, espaço de convívio e apoio mútuo do bairro.
O coletivo Culti-VAMOS! é uma iniciativa que visa cultivar comunidades saudáveis e felizes, ao cultivar relações, cultivar ideias, cultivar cultura e cultivar a participação cidadã no cuidar,pensar e construir dos espaços públicos.
Foi em 2019 que decidimos que queríamos criar um jardim comunitário no nosso bairro. No entanto, com a pandemia e o isolamento foi necessário reformular o projeto com a seguinte questão: “como desenvolver uma rede de cultivadores locais que ajude a iniciar a criação de um jardim comunitário a partir de casa?”. Este foi o ponto de partida para o projeto Crescer em Casa que tem como objetivo central cultivar uma comunidade intergeracional e inclusiva de 200 cultivadores através de parcerias com projetos e instituições locais tais como: Ensaios e Diálogos Associação (promotora), A Voz do Operário, Fablab Lisboa, Cooperativa Rizoma, Social Life, Junta de Freguesia de São Vicente e mais recentemente a rede de parcerias alargou com a colaboração da ReCreate, do Germinar um Banco de Sementes e o laboratório Precious Plastic do Centro de Promoção Social da PRODAC - SCML.
Através dos nossos parceiros, estamos a convidar residentes locais que gostam de cultivar plantas, a colaborar na criação de um Kit Crescer em Casa (constituídos por elementos de apoio para o cultivo, como sementes, um recipiente e informações úteis) que incentive mais moradores do bairro a querer cultivar plantas em casa.
Ao tornar-se membro desta comunidade de cultivadores locais tem a oportunidade de cultivar plantas em casa ao mesmo tempo que partilham experiências com os restantes membros.
Para fortalecer esta rede, estamos a desenvolver várias atividades com o apoio dos nossos parceiros. Como atividades centrais temos o design, a construção e a distribuição dos Kits.
O desenho do Kit está a ser feito em parceria com o Fablab Lisboa e com participação de um grupo de residentes locais com interesse no cultivo.
No sentido de envolver a Escola Voz do Operário na criação do Kits desenvolvemos, com um conjunto de alunos, algumas atividades que envolveram sessões de artes plásticas e uma visita à horta pedagógica da Cozinha Popular da Mouraria que é gerida pelo Sylvan Papyon, agricultor urbano que nos tem apoiado.
As novas parcerias com iniciativas inovadoras e sustentáveis que se juntaram entretanto à nossa rede tornam possível a construção do Kit Crescer em Casa. O projeto ReCreate irá criar os sacos-vaso do Kit através da reutilização de lonas publicitárias e o projeto Germinar um Banco de Sementes irá doar as sementes que farão parte do Kit.
Na primavera, com o apoio dos nossos parceiros, como Ensaios e Diálogos Associação (EDA) e a Cooperativa Rizoma, iremos ter vários convívios para fortalecer esta rede de cultivo e apoio mútuo.
Posteriormente à implementação do projeto Crescer em Casa pretendemos fazer uma avaliação do mesmo com os nossos parceiros Social Life como ponto de partida de conversas sobre como cocriar um jardim comunitário com a nova rede de cultivadores locais.