O processo de contínua Transformação no Bairro São Vicente Paulo
O processo de contínua Transformação no Bairro São Vicente Paulo
Projeto Arco-íris

Projeto Arco-íris

Vem dar cor à tua vida

O Projeto foca-se numa intervenção multifacetada, de participação comunitária e de parcerias locais.

A intervenção tem sido realizada junto de 14 habitações e 24 moradores no Bairro São Vicente Paulo, na freguesia e concelho de Arganil, nunca esquecendo os diversos eixos que ajudam a orientar este processo de transformação, a vertente ambiental, social, económica, urbanística e de saúde.

Este bairro apoia famílias carenciadas, na cedência de habitação a título gratuito.

O objetivo principal que move todo este projeto pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida e dignidade humana da população de estratos sociais desfavorecidos ou em situação de vulnerabilidade social, nomeadamente a residente no Bairro S. Vicente Paulo, através de intervenções concertadas (personalizadas e/ou coletivas) entre as entidades: promotora, parceiras e a população residente, decorrentes do levantamento de necessidades aquando da auscultação pública.

um bairro mais limpo que dá uma perspetiva mais ampla e mais harmonizada.
um bairro mais limpo que dá uma perspetiva mais ampla e mais harmonizada.

O Bairro São Vicente Paulo sempre foi estigmatizado perante a comunidade Arganilense, devido aos comportamentos de alguns moradores e a diversos problemas existentes no mesmo. Portanto o bairro foi apelidado “bairro dos pobres”, denominação usada nos tempos antigos, sendo que com este projeto foi alvo de uma análise e de uma visão de esperança.

Para atingir o nosso desejo de melhoria este projeto abrange 15 atividades bem distintas, mas extremamente importantes e necessárias neste contexto.

Cerca de mais de metade das atividades já começaram por serem implementadas neste espaço e o resultado é visível a cada dia que passa. O desafio é grande, mas o esforço é compensatório!

Ao longe vê-se um bairro mais limpo, sem tanto lixo e “monos”, que deram uma perspetiva mais ampla e mais harmonizada do espaço público e das habitações.

Cada dia que passa, as aprendizagens perseguem-nos, uma receita, uma anedota, uma história de vida, uma simples conversa profunda que realça o elo de proximidade entre as pessoas.

O projeto tem sido fortemente divulgada através da Rádio Clube de Arganil e da Rádio Sol Amigo,s de dcal.
O projeto tem sido fortemente divulgada através da Rádio Clube de Arganil e da Rádio Sol Amigo,s de dcal.

O projeto tem sido fortemente divulgada através da Rádio Clube de Arganil, da Rádio Sol Amigo, pelo Facebook e meios de divulgação local.

O município de Arganil ofereceu equipamentos para a separação de resíduos, nomeadamente ecopontos (papelões e embalões) e compostores. Paralelamente foram efetuadas ações de sensibilização e educação ambiental junto dos moradores do bairro, nomeadamente: “Põe o Bairro a Separar e a Reciclar” e “Compostar é Reciclar”.

O município tem ainda vindo a efetuar visitas de acompanhamento e monitorização da utilização dos ecopontos e compostores, bem como os devidos esclarecimentos sobre a reciclagem.
Estes equipamentos foram também a chave para a limpeza e organização do bairro.

Foi efetuada uma caracterização socioeconómica dos moradores.
Foi efetuada uma caracterização socioeconómica dos moradores.

Foi efetuada uma caracterização socioeconómica dos moradores, pelo que, desencadeou vários encaminhamentos, para ofertas de emprego, formação profissional, respostas sociais e de saúde, de acordo com cada situação-problema.
Ao nível dos voluntários que participam neste processo de mudança, podemos constatar que algumas entidades locais se têm mostrado receptivas ao apoio, bem como pessoas em nome individual que nos cedem donativos de todo o género, desde roupas, brinquedos, algum mobiliário ou loiças de casa de banho, entre outros.

As sessões realizadas com os moradores de “Saber Estar, Saber Ser, Saber Fazer” têm permitido um momento de convívio semanal. No decurso das várias sessões passaram de um convívio, para um momento de reflexão, de partilha, de realização de atividades, de reconstrução de elos, de apoio a necessidades, de adaptação e de trabalho em conjunto.