MK 2.0
A força transformativa do Monte Kapta está online
O MK 2.0 é um projeto que visa potenciar a aquisição e troca de conhecimentos contínua, com base na participação comunitária e em ferramentas tecnológicas, em prol da inclusão social e digital.
O MK 2.0 - Democracia Digital no Monte Kapta, projeto promovido pelo Centro Social Paroquial de Cristo Rei, está com as baterias carregadas e prontas para ser durante o ano de 2022 o catalisador de participação, capacitação e empoderamento comunitário no Bairro Cor de Rosa, Bairro Branco, Urbanização N.ª Sr.ª da Conceição (ex-Asilo 28 Maio) e áreas circundantes no Monte da Caparica em Almada.
Com a aceleração digital do estado e da sociedade em geral, existe um sério risco de bolsas populacionais em territórios tradicionalmente considerados mais vulneráveis, onde a exclusão socioeconómica prevalece, virem-se a fragilizar ainda mais. Daí ser da maior importância e urgência que sejam criados mecanismos de proximidade e capacitação cívica e digital em territórios como estes do Monte da Caparica.
Visamos demonstrar o potencial transformativo que o conhecimento, a partilha, a diversidade e inclusão podem ter na salvaguarda do direito e acesso à literacia cívica e digital na nossa comunidade.
O MK 2.0 conta com as parcerias institucionais da União de Juntas de Freguesia da Caparica e Trafaria, a União se Juntas de Freguesia de Almada, Cacilhas, Cova da Piedade e Pragal, a Cretcheu, Associação Caboverdeana de Almada, a Associação Padre Amadeu Pinto e a Paróquia de S. Francisco Xavier.
Breve História
A vida no bairro já não era fácil e a pandemia só veio piorar a situação. Sentimos grandes mudanças no dia-a-dia, nas escolas, nas dinâmicas familiares e também no acesso a serviços públicos de primeira linha.
Com o distanciamento social e o fechar de portas ao atendimento presencial, a distância potenciada pelo digital gap (infoexclusão) fez subir ao de cima este ponto frágil na nossa comunidade, o nível de Iliteracia Digital.
Este foi um dos diversos pontos debatidos numa reunião do Grupo Comunitário Caparica-Pragal, realizado nas instalações do Centro Social Paroquial de Cristo Rei e promovido pelos Leigos para o Desenvolvimento, que tinha como mote criar uma proposta para o Programa Bairros Saudáveis.
Com o alinhamento de visão e de vontades da Líder Comunitária Adosinda “Lila” de Brito, da Assistente Social Ana Paula Martinho e do representante da Cretcheu, Associação Caboverdeana de Almada Mário Gomes brotou a semente do que viria a ser o MK 2.0.
Podem consultar mais detalhes na apresentação.