Apresentação pública do programa Memórias do Bairro.
Apresentação pública do programa Memórias do Bairro.
Memórias do Bairro

Esposende

Uma comunidade mais inclusiva para as pessoas com demência

O projeto “Memórias do Bairro” pretende promover a participação ativa e melhor integrar e acolher as pessoas com demência, e com elas contribuir para uma maior consciencialização comunitária.

Foi com um enorme espírito de solidariedade que a comunidade de Esposende respondeu ao chamado no passado dia 3 de março, quinta-feira, pelas 21h, e participou ativamente na primeira ação de sensibilização comunitária do projeto “Memórias do Bairro”, na Casa da Juventude de Esposende.

À nossa voz, juntaram-se as de Alexandra Roeger, vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende, numa visão integrada da inclusão, das pessoas e das políticas públicas, reforçando a sua certeza e esperança na transformação de Esposende numa comunidade mais inclusiva para as pessoas com demência; Ana Costa, autora do livro “Demência Desdramatiza e Colorida”, que com uma leveza e sensibilidade admiráveis, nos falou sobre a importância do amor e do respeito na desdramatização da demência, recordando a forma como as emoções e sentimentos devem ser o ponto de partida para a interação e apoio das pessoas, de todas as pessoas, e particularmente das que vivem com demência; e de Rita Campos Costa, coordenadora artística e pedagógica do Frenesim, que com energia e criatividade, nos conduziu pela exploração de nós próprios, desafiando-nos a conhecer a intervenção artística no fortalecimento das relações com os outros e na redescoberta de nós próprios.

Depois de todos aquecermos a alma ao ritmo dos exercícios artísticos e colaborativos da equipa do Frenesim, e antes de Patrícia Sousa, da HOPE! Respostas Sociais, facilitar com as nossas convidadas uma conversa livre e positiva sobre o papel de cada um de nós na construção de uma comunidade mais inclusiva para as pessoas com demência, Luís Durães, da HOPE!, conduziu os presentes num percurso de empatia e compreensão de como pode ser a experiência de viver com demência e como pode cada um de nós contribuir para que seja possível vivermos melhor com demência, vendo a pessoa primeiro, e a demência depois. A comunidade participante mostrou-se muito receptiva a este projeto referindo que este “irá contribuir para quebrar estereótipos acerca da demência”, e também deu o seu contributo sugerindo, entre outras coisas, “a criação em Esposende de ferramentas digitais de apoio e suporte aos cuidadores”.

O projeto “Memórias do Bairro – Esposende, comunidade amiga das pessoas com demência” é financiado pelo Programa Bairros Saudáveis, promovido pela HOPE! Respostas Sociais, em parceria com a Câmara Municipal de Esposende e a Delegação Norte da Associação Alzheimer Portugal.