Entre a praia e a mata está o 2° Torrão. A vida comunitária faz parte da história de resiliência do lugar que é berço deste projecto.
Entre a praia e a mata está o 2° Torrão. A vida comunitária faz parte da história de resiliência do lugar que é berço deste projecto.
2T/2825

Co-criação

2T/2825 - uma proposta pensada a partir dos bairros trafarienses

Este é um projecto complexo como a realidade na qual é desenvolvido. Apoiar a emancipação social com a comunidade, em comunidade e para a comunidade é o que nos motiva.

O 2T/2825 foi desenhado por muitas mãos. A gestão, a estruturação e o desenvolvimento das atividades são feitos maioritariamente por pessoas e colectivos que vivem nos bairros de Trafaria. O desenho inicial foi feito a partir do Bairro do 2.º Torrão, com a Associação de Moradores do local, o colectivo Juvenil 2GTO/2825 e a Canto do Curió. Mais tarde, juntaram-se à proposta os representantes da Comissão de Moradores dos Bairros Madame Faber e 1.º Torrão. Todos participam diretamente do planeamento das actividades, na sua implementação, bem como na resolução dos seus problemas.

Apesar das acções terem como base o cotidiano e a vida no 2° Torrão, o projecto ultrapassa suas fronteiras e estende-se aos vizinhos da freguesia e do concelho. O 2T/2825 conta com uma rede de parceiros que têm em comum a procura pela sustentabilidade, valorização do saber local, cooperação, partilha de conhecimento e estão dispostos a respeitar os moradores como protagonistas nas tomadas de decisões.

Grupo de trabalho durante as reuniões de planeamento do 2T/2825
Grupo de trabalho durante as reuniões de planeamento do 2T/2825

As actividades começaram a ser planeadas numa noite fria e chuvosa de Novembro de 2020 e adaptadas ao longo de 2021. Tudo a pensar na valorização das boas práticas e no conhecimento já existentes no local. Para assim agir sobre necessidades e riscos à vida e saúde da vida colectiva.

Incluiem-se acções sobre:

Apoio social e alimentar;

Criação de um gabinete médico;

Risco de galgamento costeiro, ao encontro de seis anos de ciência cidadã;

Fortalecimento das manifestações culturais locais;

Criação de uma identidade visual de valorização e pertencimento;

Limpezas de praia;

Workshops e partilhas de conhecimento;

Intervenções que reconhecem uma ecologia tanto ambiental, como económica e social;

Parceria com vários sectores das Artes e das Ciências, em dinâmicas de participação social por co-criação.

Painel de apresentação do projecto com espaço aberto para sugestões e comentários.
Painel de apresentação do projecto com espaço aberto para sugestões e comentários.

O Arranque

A primeira apresentação pública do 2T/2825 ocorreu no dia 21 de Novembro, durante um Magusto, realizado no Largo da Associação de Moradores do 2° Torrão. O encontro com a comunidade foi um momento de lazer aberto a sugestões. O Natal Solidário fez parte do arranque com dois momentos especiais: no dia 19 de Dezembro, festa com distribuição de cabazes de Natal, brinquedos, livros e apresentações com magia, circo e fogos de artifícios, no bairro 2° Torrão e no dia 23 de Dezembro, caminhada com o Pai Natal e distribuição de prendas no 1° Torrão e Madame Faber.

Ainda em clima natalício, realizou-se a Feira de Roupa e Calçado, o Mercado de Natal com produtos artesanais e o Workshop gratuito de artesanato com materiais e lixo que foram retirados do mar e depois reciclados. Para além disso, a Comissão Madame Faber está a participar na exposição da Rua dos Presépios com o “Princesa do Tejo” a representar a vila da Trafaria e a sua correlação com o Rio, o Mar e a pesca.

A música e a cultura também fazem parte desta fase de arranque. Com o apoio do 2T/2825, duas crianças que já têm contacto com a dança participaram, no dia 18 de Dezembro, do Evento “For The Culture”, organizado pela My Own Style Espaço Artístico, dedicado ao Hip Hop freestyle como incentivo e oportunidade de expandir o conhecimento. Mais tarde, no mesmo dia, a 2GTO promoveu o Evento Mic Aberto, que reuniu músicos do bairro e teve concertos em formato Jam Session e foi transmitido em directo pelas redes sociais. No dia 30 de dezembro, foi lançado o videoclipe da música “Wow Wow” disponível no Youtube.

Nos próximos meses, diversas acções e encontros serão realizados em busca de um bairro mais fortalecido, plural, diverso, resiliente e saudável. Para saber mais, acompanhe a página no Instagram @2T/2825 e o Facebook da Canto do Curió.