A equipa do projeto em ação.
A equipa do projeto em ação.
Rica Vida

Almada

RICA VIDA e a APPSHO promovem o acesso e a literacia em Saúde e Higiene Oral

Associação Portuguesa Promotora de Saúde e Higiene Oral (APPSHO) e o RICA VIDA iniciaram em dezembro último ações de rua em diferentes localidades do Concelho de Almada.

Nos últimos dois meses o RICA VIDA tem vindo a acompanhar a Unidade Móvel da APPSHO, em diferentes ações de rastreio e diagnóstico no âmbito da saúde e higiene oral. Este percurso itinerante, junto das freguesias almadenses, permitiu até ao momento beneficiar 59 cidadãos de um diagnóstico e de uma informação especializada no caso de ser necessário seguir tratamento médico.

Esta resposta tem vindo a assumir-se como um recurso relevante para aumentar a literacia das comunidades mais desfavorecidas bem como para receber cuidados primários de forma gratuita. O acesso na obtenção de tratamentos médicos ajustados ao rendimento do agregado familiar, foi uma das necessidades mais expressas pelas pessoas que foram diagnosticadas. Importa salientar a participação do RICA VIDA, trazendo à discussão, um grupo de 10 mulheres migrantes, num Focus Group, dinamizado pela Escola Nacional de Saúde da Universidade Nova de Lisboa, com o objetivo de compreender a experiência destas no acesso aos serviços de saúde oral. Os resultados parecem sugerir que o acesso a esta área da saúde ainda é limitado.

Missão cumprida.
Missão cumprida.

Apesar das doenças orais serem altamente prevalentes e necessitarem de tratamento, muitos dos participantes não consultam médicos dentistas devido às barreiras ao acesso a cuidados de saúde oral. Os custos económicos, a disponibilidade dos cuidados, a falta de perceção de necessidade e o desconhecimento da oferta, foram as principais barreiras identificadas, junto a estas mulheres migrantes que tendem a recorrer com baixa frequência a serviços de saúde oral e a serviços privados.

Este projeto de investigação, acima referido, assinala como principais fatores de reduzida literacia em Saúde Oral as dificuldades económicas, e a acessibilidade de cuidados primários nesta especialidade. Efetivamente, temos confirmado ao longo destas ações itinerantes grandes vulnerabilidades ao nível do conhecimento e acesso no âmbito da adoção de hábitos de higiene e saúde oral saudáveis.

Ação de sensibilização já a 14 de fevereiro.
Ação de sensibilização já a 14 de fevereiro.

Alavancados nestas necessidades reais e prementes , o RICA VIDA irá a promover no mínimo três ações mensais de Rastreio e Diagnóstico oral no decorrer do projeto. Estaremos já no próximo no dia 11 de fevereiro na Praça da Portela, laranjeiro das 10h às 18h.