Apresentação do Projeto LAR- “Liderar, Aproximar, Revitalizar”
Apresentação do Projeto LAR- “Liderar, Aproximar, Revitalizar”
Projeto LAR

Projeto LAR- “Liderar, Aproximar, Revitalizar”

Arouca. “Cuidar de mim é cuidar do outro”

Ao longo de aproximadamente um ano, pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade de vida de um pequeno grupo de pessoas que habitam um bairro nas encostas do centro urbano de Arouca.

O projeto LAR, cuja entidade promotora é a Fábrica da Igreja Paroquial da Freguesia de Arouca, em parceria com diversas entidades locais, tem como objetivo realizar uma intervenção integrada numa pequena comunidade localizada nas encostas do centro urbano, tendo em vista a inclusão social e a promoção da saúde dos seus residentes. O bairro é composto por cinco casas, seis fogos cedidos a dez habitantes em situação de vulnerabilidade social.

Ao longo de aproximadamente um ano, pretende-se contribuir para a melhoria da qualidade de vida deste grupo de pessoas. As atividades definidas tiveram em consideração as áreas de intervenção elencadas no Plano Local de Saúde. Feita a apresentação pública do projeto aos residentes e parceiros, avançou-se para a concretização dos objetivos delineados aquando da candidatura.

Foi neste enquadramento que a atividade “Cuidar de mim é cuidar do outro” tomou lugar, aliada à parceria estabelecida com o ACES Feira/Arouca, nomeadamente com a equipa da Unidade de Cuidados na Comunidade de Arouca (UCC).

Assim, foi já realizada uma ação de sensibilização no âmbito da prevenção de infeção pelo covid-19, através da distribuição de material de proteção individual e do trabalho de proximidade junto da comunidade, no sentido de reforçar todas as orientações relativas ao contexto pandémico que atravessamos.