910 FOGOS – espaços mentais, espaços reais
Promover a saúde mental no Alto dos Barronhos
Concebido a partir das reflexões de uma moradora, 910 FOGOS – espaços mentais, espaços reais está agora no terreno a implementar um conjunto de nove atividades que se estenderão até ao fim de agosto de 2022.
A saúde mental emergiu como grande preocupação coletiva com a chegada da pandemia, no início de 2020, e foi esse o tema que uma moradora do Alto dos Barronhos, Ivone Rodrigues, propôs como agregador de um conjunto de atividades a realizar no seu bairro.
Arte, ambiente, espaço público e empreendedorismo são os principais eixos de um projeto que se desenhou com, e para, a participação dos moradores do bairro, integrando os pontos de vista de um diversificado leque de parceiros e com vista a promover a saúde mental pela educação, hábitos e comportamentos.
Assim, entre janeiro e agosto, o Alto dos Barronhos acolherá nove atividades dirigidas aos seus moradores e aos profissionais com intervenção social no bairro.
Três ateliers artísticos - fotografia, escultura e desenho - em parceria com a associação Manicómio, culminam na criação de uma galeria de arte em espaço público.
Uma extensa formação para o empreendedorismo com a Diverge Sneakers ensinará a criar um negócio, gerir uma marca, assim como noções de design, comunicação e vendas.
O workshop sobre problemas ambientais com o cE3c - Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais - CCIAM/FCUL trará noções de resiliência e mitigação das alterações climáticas e antecederá uma acção de plantação em vasos com a Jardins Abertos.
O mapeamento de necessidades e respostas para a saúde mental será feito com o apoio técnico do projeto Aventura Social e a Faculdade de Motricidade Humana, estando previstas um conjunto de sessões de promoção de hábitos saudáveis.
A Ser+ Associação Portuguesa para a Prevenção e Desafio à Sida trará ao bairro as formações “Educar para a tolerância, igualdade e não discriminação”, dirigidas a jovens e a um leque de profissionais que ali atuam.
As quatro praças do Alto dos Barronhos serão palco de 4 debates com moradores e convidados de fora. Tendo como ponto de partida comum a reflexão sobre o habitar e o habitat, cada um deles se debruçará sobre um tema diferente: arquitectura e saúde mental, arquitectura e infância, arquitectura e cuidados, arquitectura e comida.
Com o apoio da Academia Portuguesa de Cinema, a World Academy, a Midas Filmes e a produtora Terratreme, um grupo de jovens filmará entrevistas a moradores sobre a vida no bairro, com o intuito de realizar um documentário.
Para além das já mencionadas, o projecto 910 FOGOS conta com as seguintes parcerias: ACES Lisboa Ocidental e Oeiras (ARSLVT), Câmara Municipal de Oeiras, ISCTE-IUL, PSP - 83.ª Esquadra Carnaxide, PSP - 80ª Esquadra Oeiras,, Sociedade Portuguesa de Psicossomática,
União de Freguesias de Carnaxide e Queijas, W+ / Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, ZERO - Associação Sistema Terrestre Sustentável.
Já na fase de arranque do projecto, 910 FOGOS alargou o seu âmbito de colaboração, nomeadamente com o Barronhos Project, igualmente financiado pelo programa Bairros Saudáveis.