Tornar o centro histórico mais verde.
Tornar o centro histórico mais verde.
Verde Bairro

Valorizar o centro histórico

O projeto ‘Verde Bairro’ já chegou a Montemor-o-Novo

O centro histórico de Montemor-o-Novo está mais verde devido a um projeto ambiental da Marca-ADL que pretende valorizar esta zona da cidade, contribuindo para problemáticas ambientais e sociais.

O projeto 'Verde Bairro' está a ser dinamizado pela associação Marca – Associação de Desenvolvimento Local, em Montemor-o-Novo, no decorrer de 2021 e 2022. As problemáticas relacionadas com o ambiente e a sociedade são bastante relevantes para a o contexto em que a Marca-ADL atua, como tal, esta entidade lança o convite para uma reflexão sobre a importância dos espaços verdes urbanos, tanto para o bem-estar da população como para a qualidade ambiental.

O local, onde decorrem as várias iniciativas deste projeto, corresponde à área a partir da qual a cidade alentejana se ergueu - a encosta norte do castelo de Montemor-o-Novo, o ex-libris daquela cidade. As ruas do centro histórico são prolíficas em casas pintadas de cal ou revestidas de azulejos, chafarizes, longas escadarias e vestígios de arte manuelina. É neste espaço, as ruas, que o projeto atua. São mais de uma dezena de ruas desta zona da cidade que estão a ganhar uma nova vida.

A ideia do projeto é envolver mais de uma centena de moradores e as entidades do centro histórico, por forma a conhecer algumas das histórias e tradições escondidas nas antigas ruas e praças. A intervenção ativa e direta no espaço público, a participação num ciclo de workshops criativos e a implementação de pequenos jardins nas ruas são algumas das iniciativas que estão a acontecer.

Neste momento, o projeto já foi apresentado a alguns dos moradores através de uma visita porta a porta e que contou com a colaboração de um elemento da equipa da Marca - ADL e oito voluntários. Desta visita aos moradores, fez parte uma breve apresentação do projeto, uma distribuição de panfletos informativos e uma exposição de plantas nativas. Além deste momento, também já deram início os trabalhos de construção de alguns canteiros junto a uma das principais subidas para o castelo. Este último trabalho contou sete participantes, entre eles um membro da equipa da Marca - ADL, um membro da equipa da Oficinas do Convento e cinco voluntários.

Este é um projeto que conta com a parceria local da associação Oficinas do Convento e com financiamento do programa Bairros Saudáveis, promovido pela Direção Geral de Saúde.

Para saber mais acerca deste e de outros projetos da associação Marca, basta estar atento às páginas oficiais de Facebook e Instagram ou entrar em contacto através do e-mail marca@marca-adl.pt ou através do contacto telefónico 266 891 222.