Reunião de parcerias.
Reunião de parcerias.
Cuba Solidária

Cuba Solidária

Recuperar os elos de vizinhança e apoio mútuo

Um projeto para a criação de uma rede solidária de vizinhança no concelho de Cuba.

Cuba solidária é um projeto desenvolvido pela Cooperativa Ligarte em parceria com a Associação Make it Better, a Câmara Municipal de Cuba, a Associação Terras Dentro, a Associação humanitária de Bombeiros Voluntários de Cuba e a Conferência Vicentina N. Srª da Rocha ao abrigo do Programa Bairros Saudáveis, que prevê a criação de uma rede solidária de vizinhança no concelho de Cuba.

Tem como objetivo estimular a solidariedade e o espírito inclusivo da comunidade, apoiando quem mais precisa.

A evolução da sociedade, e os recentes confinamentos que a pandemia tem imposto, têm afastado vizinhos e famílias, tornando a partilha e a solidariedade mais raras.

Perante tal cenário, os mais pobres ficam mais pobres, quem está sozinho fica mais isolado, o idoso fica prisioneiro de quatro paredes, as necessidades agravam-se, a tristeza e o isolamento também.

É urgente recuperar e potenciar os elos de vizinhança e apoio mútuo que sempre caracterizaram o Alentejo rural.

Para tal, a estratégia aplicada visa estimular que as pessoas se sintam seguras em prestar e beneficiar de apoio e saibam como podem beneficiar dele e onde fazê-lo, caso tenham possibilidades para isso.

Em termos práticos pretende-se: fomentar o conceito de economia partilhada, aproximando quem precisa de quem pode ajudar, articulando, numa lógica de complementaridade, as entidades locais e a sociedade civil.