Apresentação do projeto no bairro.
Apresentação do projeto no bairro.
A Voz da Comunidade

Bairro da Salvada

Queremos dar “Voz à Comunidade” de Beja

A comunidade cigana do Bairro da Salvada, em Beja, recebeu com entusiasmo o novo projeto “A Voz da Comunidade”.

O bairro da Salvada, em Beja, recebeu a equipa da Agarrar Exemplos – Associação de Desenvolvimento e Promoção das Comunidades Ciganas, no passado dia 20 de dezembro, com o intuito de dar a conhecer o projeto à comunidade cigana local.

“A Voz da Comunidade” é um projeto que foi criado exatamente para isso: dar voz à comunidade cigana do bairro da Salvada em Beja.

Cabazes com alimentos para a população mais necessitada.
Cabazes com alimentos para a população mais necessitada.

Previamente foi preciso ouvir a comunidade local aquando da criação deste projeto, estruturado para a intervenção comunitária com foco no combate à pobreza e à exclusão social.

A Agarrar Exemplos - Associação para o Desenvolvimento e Promoção das Comunidades Ciganas, uma associação constituída exclusivamente por pessoas ciganas, irá desenvolver a sua intervenção com a comunidade cigana e não cigana do bairro da Salvada em Beja.

Apresentação de A Voz da Comunidade no bairro.
Apresentação de A Voz da Comunidade no bairro.

No lançamento foi dado a conhecer ao público-alvo as atividades e o trabalho que se pretende desenvolver. O projeto, que conta com a parceria da UCC de Beja, tem como eixos de intervenção a área da Saúde (“A Voz da Saúde”), Social (“A Voz da Sociedade”) e Ambiental (“A Voz (Com)Vida”).

É composto por um conjunto de sete atividades, sendo que na área da saúde destacamos as ações de sensibilização sobre saúde associadas à prevenção de comportamentos de propagação da pandemia e informação/esclarecimento sobre a importância da vacinação contra a covid-19.

Material para a distribuição de equipamentos de proteção individual durante o Natal.
Material para a distribuição de equipamentos de proteção individual durante o Natal.

Todas estas ações são realizadas com recurso a um/a enfermeiro/a e a materiais especificamente criados para trabalhar com comunidades ciganas (Ex: Vídeo - “O Ciganinho Chico Alerta”).

Na área social destacamos a mediação cigana sempre constante ao longo de todo o projeto e as ações de formação sobre associativismo com o principal intuito de criação de uma associação de mulheres ciganas em Beja.

A nível ambiental com o envolvimento dos parceiros locais pretendemos dar uma nova cara ao bairro com ações de requalificação e limpeza do mesmo.

A apresentação do projeto no bairro contou com mais de 40 participantes, entre adultos, jovens e crianças. Ouvimos e procurámos dar voz à comunidade local através da primeira campanha de apoio alimentar e de distribuição de equipamentos de proteção individual. Esta campanha foi articulada com parceiros locais, nomeadamente a AMEC – Associação de Mediadores Ciganos de Portugal que apoiou esta intervenção.