O projeto pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade.
O projeto pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade.
Centro Social Santo António da Lagoa

Apoio aos idosos

Lagoa mais próxima

O Centro Social Santo António da Lagoa apresenta oficialmente o seu projeto social de apoio à terceira idade, designado “Serviço de Proximidade”.

Este projeto local decorrerá na aldeia da Lagoa e é financiado pelo Programa Bairros Saudáveis, criado pelo governo em 2020. O referido programa tem como objetivos específicos a promoção de iniciativas de desenvolvimento local e de capacitação das comunidades locais, a viabilização de intervenções mais eficazes que criem comunidades mais inclusivas, a melhoria dos espaços públicos e/ou comuns e a eliminação de barreiras ou fatores de discriminação.

O “Serviço de Proximidade” desenvolveu-se numa conjuntura social e sanitária difícil para a terceira idade, nomeadamente no âmbito do acesso e garantia de cuidados de saúde primários. O contexto atual, marcado sobretudo pela crise pandémica da covid-19, evidenciou a necessidade de elaborar respostas sociais inovadoras que constituam uma alternativa à institucionalização do/a idoso/a. O projeto pretende contribuir para a melhoria da qualidade de vida na terceira idade, ao potenciar uma vida ativa e autónoma no local onde o/a idoso/a considera ser o seu lar.

Especificamente na aldeia da Lagoa, o envelhecimento demográfico, a localização geográfica e a inexistência de uma rede de transportes pública dificultam a mobilidade e a participação social desta faixa etária. Neste sentido, o projeto que será agora posto em prática garante o acesso a consultas, tratamentos e exames, a requisição de receitas médicas e levantamento dos medicamentos, as compras de supermercado e todas as atividades que exijam deslocações para as vilas ou cidades mais próximas

Além da promoção da saúde e bem-estar, este projeto visa o combate à solidão e a promoção da qualidade de vida em casa através de visitas regulares com a assistente social, atividade que permite também o supervisionamento domiciliário. Pretende-se também viabilizar o contacto intergeracional através do voluntariado jovem, sensibilizando esta população para os desafios da terceira idade ao mesmo tempo que se fomenta a transmissão de conhecimento e experiências entre gerações.

Por fim, o “Serviço de Proximidade” possibilita o alívio dos/as cuidadores/as informais que, perante a perda inevitável das capacidades das pessoas idosas, se vêm sobrecarregados/as com as responsabilidades que cuidar de outro/a acarreta. A instituição acredita que este modelo, quando replicado nas zonas rurais e envelhecidas do nosso país, trará também efeitos muito positivos no funcionamento do Serviço Nacional de Saúde, tendo em conta o peso que a população da terceira idade gera para as unidades de saúde públicas.

É inegável que, mais cedo ou mais tarde, a população idosa perde capacidades pelo que necessita eventualmente de suporte na garantia da sua saúde, bem-estar e necessidades básicas. O Centro Social Santo António da Lagoa acredita que um apoio prematuro potencia a manutenção das suas funcionalidades. Por isso, uma intervenção primária é fundamental para que a população idosa prolongue tanto quanto possível a sua autonomia e independência.