Primeira visita dos técnicos aos acampamentos de etnia cigana da cidade de Évora.
Primeira visita dos técnicos aos acampamentos de etnia cigana da cidade de Évora.
Construindo Futuros

Évora

Construindo Pontes

Dinamizado pela ADBES, o projeto "Construindo Futuros" vai contribuir para o aumento de qualidade de vida da população de etnia cigana de Évora.

Com início em novembro de 2021, o projeto “Construindo Futuros”, dinamizado pela ADBES, e financiado pelo Projeto Bairros Saudáveis, pretende contribuir para o aumento da qualidade de vida da população de etnia cigana ao nível dos hábitos de higiene, alimentação e saúde dos indivíduos que habitam nos vários acampamentos ciganos da cidade de Évora, tendo em vista a melhoria das condições de vida das crianças e adultos, sempre em conjunto com as entidades parceiras.

Reunião de parceiros do projeto, do programa Bairros Saudáveis, Construindo Futuros.
Reunião de parceiros do projeto, do programa Bairros Saudáveis, Construindo Futuros.

O projeto Construindo Futuros tem como base os seguintes objetivos específicos:

1) Apoiar ativamente os acampamentos de etnia cigana presentes no território, construir em coordenação com os parceiros uma equipa multidisciplinar, um conjunto diversificado de atividades a desenvolver em visitas aos acampamentos, com o objetivo de diagnosticar as problemáticas existentes, ao nível da saúde, da educação, da família e do ambiente comunitário.

2) Promover um apoio técnico para a resolução de situações na procura ativa de emprego, na inscrição na segurança social, finanças e habitação social.

3) Proporcionar momentos de sensibilização para as questões ambientais, especificamente as relacionadas com a reciclagem e o encaminhamento do lixo produzido para os ecopontos.

4) Promover ações de sensibilização para a prática de medidas de prevenção relativamente à pandemia de Sars-COV-2, nas comunidades nómadas de etnia e na população idosa sinalizada, quer pela entidade promotora, quer pelos restantes parceiros do projeto.

5) Criação de um banco alimentar permanente, e reforço do existente na entidade promotora, de forma a garantir o apoio alimentar, sempre que necessário e urgente para as pessoas sinalizadas pelos técnicos durante as visitas aos acampamentos.

Em conjunto com as seguintes entidades parceiras: Agrupamento de Centros de Saúde do Alentejo Central (ACES), a Associação para o Planeamento da Família (APF), a Junta de Freguesia da Malagueira e Horta das Figueiras, a Educação e Sensibilização Ambiental e a Unidade Rede Inclusão e Diálogo Intercultural (URIDI), pretende-se realizar visitas quinzenais aos acampamentos, a fim de ser executado um diagnóstico de necessidades. A partir de cada necessidade levantada será ativado cada um dos parceiros para se realizar uma intervenção direcionada à comunidade.

Com o objetivo de explanar o que se pretende com o projeto Construindo Futuros, foi realizada uma reunião com todos os parceiros, e aberta à comunidade, para que todos pudessem intervir na preparação das atividades a realizar. Desta reunião resultaram
objetivos práticos, e propostas de atividades a serem concretizadas em conjunto com os parceiros e a comunidade envolvente.

Compra da carrinha.
Compra da carrinha.

O objetivo primordial da realização do Projeto Construindo Futuros é ajudar a população de etnia cigana da cidade de Évora que reside em acampamentos, a fim de lhes disponibilizar meios e formas adequadas de conseguir melhor as suas condições de vida.
Assim, adquirimos também uma carrinha para nos ajudar a chegar mais facilmente à população do projeto, e para que possamos levar todos os bens que sejam necessários em cada intervenção.

Segunda visita dos técnicos aos acampamentos de etnia cigana da cidade de Évora.
Segunda visita dos técnicos aos acampamentos de etnia cigana da cidade de Évora.