Unidade móvel do Centro Social de Soutelo.
Unidade móvel do Centro Social de Soutelo.
Ó Vizinho!

Ó Vizinho!

Um projeto para melhor cuidar da comunidade de Rio Tinto e Fânzeres, Gondomar. Entradão

Com financiamento do programa Bairros Saudáveis, o Centro Social de Soutelo irá promover a literacia em saúde e promover respostas de proximidade para a comunidade através de cuidados de saúde, ações de rastreio e prevenção de doença.

O projeto "Ó Vizinho" é promovido pelo Centro Social de Soutelo, uma Instituição Particular de Solidariedade Social, fundada em 1976 e sediada no concelho de Gondomar.

O CSS desenvolve a sua ação na área da educação, apoio a idosos e intervenção comunitária O consórcio de parceiros do projeto é composto pela Pista Mágica, Câmara Municipal de Gondomar, Junta de Freguesia de Rio Tinto, União de Freguesias de Fânzeres e São Pedro da Cova, e ainda do Agrupamento de Centros de Saúde de Gondomar.

O projeto será implementado nas freguesias de Rio Tinto e Fânzeres. O projeto tem como objetivo complementar as respostas existentes nestes territórios promovendo os níveis de saúde dos públicos mais vulneráveis e diminuam o isolamento social de pessoas idosas e de pessoas com deficiência.

Assim, o projeto visa a promoção da saúde, a qualidade de vida e a inserção social de pessoas vulneráveis da comunidade nomeadamente de idosos e jovens com deficiência, através de três atividades:

Cuidar em casa: Prestação de cuidados de saúde e bem-estar em proximidade e domiciliar, que serão complementados com terapias como massagem e terapia snoezelen.

Saúde no Bairro: Realização de ações de rastreio e prevenção de doenças, sensibilização e aconselhamento, e implementação de programas comunitários de reeducação alimentar e rentabilização dos recurso alimentares disponíveis.


Encontros à Janela: Rede informal de suporte e proximidade com a criação de uma rede de voluntários, destinada a diminuir o isolamento social dos idosos e em simultâneo favorecer e inserção social de pessoas com deficiência.


A nossa equipa iniciou o projeto em outubro de 2021, encontrando-se já a realizar ações de sensibilização e aconselhamento de reeducação alimentar, na freguesia de Rio Tinto.

O projeto foi apresentado na Comissão Social de Freguesia de Rio Tinto, no mês de dezembro, com a participação de cerca de 20 entidades parceiras que desenvolvem a sua intervenção no âmbito da educação, ação social e saúde.