“Viver em Igualdade” pretende contribuir para a promoção da igualdade de género e a prevenção da violência.
“Viver em Igualdade” pretende contribuir para a promoção da igualdade de género e a prevenção da violência.
Viver em Igualdade

Prevenção da violência contra as mulheres e raparigas em Lisboa

Viver em igualdade nos bairros!

Em implementação em três territórios da cidade de Lisboa, o projeto “Viver em Igualdade” pretende contribuir para a promoção da igualdade de género e a prevenção da violência.

O projeto 23 – "Viver em Igualdade" foi desenhado com a participação das comunidades e entidades parceiras a partir de um diagnóstico e de uma vontade coletiva de agir sobre as origens do fenómeno da violência de género no bairro Quinta do Cabrinha, no bairro Quinta do Loureiro e nos bairros Liberdade e Serafina.

O projeto inclui trabalho com crianças de jardim de infância, jovens raparigas e rapazes, mulheres e homens, técnicas e técnicos. Estão assim previstas ações na área da saúde, do empoderamento, da formação, da prevenção, da resposta, da divulgação e da comunicação.

“Viver em Igualdade” pretende contribuir para a promoção da igualdade de género e a prevenção da violência.
“Viver em Igualdade” pretende contribuir para a promoção da igualdade de género e a prevenção da violência.

Com a ativa participação das entidades parceiras e das comunidades, a associação de defesa dos direitos das mulheres fundada em 1976, UMAR – União de Mulheres Alternativa e Resposta, com sede em Alcântara e em proximidade com os territórios de intervenção do projeto, trabalha já na construção de lugares de igualdade e de um ambiente solidário e livre de violências, reforçando os laços de ajuda mútua e a coesão social nos bairros.

Iniciado em outubro, e enfrentando naturalmente as conhecidas dificuldades e restrições do contexto pandémico atual nas suas atividades presenciais, as técnicas do projeto já levaram a cabo diversas reuniões estratégicas e preparatórias com entidades parceiras e dos territórios: os Executivos das Juntas de Freguesia de Alcântara, de Campo de Ourique e de Campolide, o Grupo Comunitário Liberdade e Serafina, o Projecto Alkantara – Associação de Luta Contra a Exclusão Social, a Fundação Aga Khan Portugal, a ADM Estrela – Associação Social e de Desenvolvimento, a Escola de Saúde da Cruz Vermelha, a Associação de Apoio a Bebés e Famílias (ABFA), bem como agrupamentos e direções de escolas básicas e de jardins de infância que abrangem os territórios.

“Viver em Igualdade” pretende contribuir para a promoção da igualdade de género e a prevenção da violência.
“Viver em Igualdade” pretende contribuir para a promoção da igualdade de género e a prevenção da violência.

No terreno, e desde outubro, o projeto desenvolveu já várias atividades.

Duas ações de formação certificadas “Género, Igualdade e Cidadania”, de 27 horas cada, abrangendo 14 formandas. Estas formações pretendem sobretudo sensibilizar/capacitar técnicas e técnicos de entidades parceiras ou originárias dos bairros ou que nelas desenvolvem projetos para as questões de género e da prevenção da violência.

No passado mês de novembro ocorreram duas sessões com jovens dos 12 aos 17 anos — no âmbito da igualdade, da prevenção da violência e do respeito pelos direitos humanos. O tema foi “Mulheres e Raparigas no Skate" e realizaram-se nos bairros da Quinta do Cabrinha e da Quinta do Loureiro em colaboração com a entidade parceira Projecto Alkântara e o projeto Fazer a Ponte. Nestas duas sessões, foram trabalhadas com as jovens e os jovens as questões da igualdade de género no desporto e contaram com a dinamização da skater profissional e premiada Lays das @herwheels351.

“Viver em Igualdade” pretende contribuir para a promoção da igualdade de género e a prevenção da violência.
“Viver em Igualdade” pretende contribuir para a promoção da igualdade de género e a prevenção da violência.

Na primeira quinzena de dezembro, mesmo antes das férias escolares, o projeto desenvolveu ainda três atividades com crianças de duas turmas do Jardim de Infância da Escola Básica de Santo Condestável, do Agrupamento de Escola Manuel da Maia. Este trabalho, que terá continuidade nas próximas semanas, tem por objetivo a desconstrução de estereótipos de género através de materiais pedagógicos adequados, com metodologias próprias e certificados pela CIG – Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género.

Com o fim de promover a autonomia das escolas no continuar do desenvolvimento deste trabalho fundamental com as crianças, oferecemos e continuaremos a oferecer às escolas o kit pedagógico "Encontros em Igualdade de Género - Desafios no Jardim de Infância", criado e utilizado pela UMAR desde 2015 com apoio da CIG.

Brevemente serão abertos nos territórios, com frequência semanal/quinzenal, três espaços ASA — de atendimento, sensibilização e apoio —, que pretendem ser espaços de segurança para escuta e apoio a raparigas e a mulheres das comunidades.