Projeto Bem-Guardado
Projeto Bem-Guardado
Centro Social de Paramos

Bem-Guardado

Um espaço seguro para os pertences das pessoas em situação de sem-abrigo

Um projeto para criar um lugar seguro para os pertences das pessoas em situação de sem-abrigo de modo a deixar menos vulneráveis.

O Centro Social de Paramos é uma IPSS que intervém no concelho de Espinho, com pessoas em situação de sem-abrigo, há pelo menos duas décadas. Desde 2016 que coordena o NPISA de Espinho que identifica (numa média diária) cerca de 40 pessoas nesta condição.

Na partilha e escuta ativa de histórias de vida, era comum saber que os pertences das pessoas são muitas vezes vandalizados e roubados. Estas experiências deixam as pessoas ainda mais vulneráveis e desprotegidas, pelo que a criação de um lugar seguro onde possam guardar os seus bens pessoais tornou-se uma necessidade e um sonho a alcançar.

Tendo como base a intervenção na emergência social, isto é, na redução de riscos inerentes à situação de sem-abrigo, o Centro Social de Paramos idealizou este projeto, contando com a parceria do Município de Espinho; da Delegação de Espinho da Cruz Vermelha Portuguesa; da Paróquia de Espinho; do CRI Porto Central; do SICAD e, por fim, da consultoria e intervenção por pares de dois utentes com experiência de rua.

Assim, estão previstas as seguintes atividades:
1 - Espaço Bem-Guardado: disponibilização de um espaço seguro e abrigado com armários em local estratégico e de frequência diária.
2 – Saúde Bem-Guardada: iniciativas de educação para a saúde com vista aos autocuidados e à adesão a outros serviços complementares.
3 – Distribuição do KIT “Bem-Guardado”: facilidade do acesso a materiais de proteção.
4 – Bem Guardado em Rede: articulação e encaminhamentos entre serviços.
O Centro Social de Paramos luta diariamente pela dignidade humana em todos os ciclos e fases de vida, por isso sonhamos e acreditamos que, unidos/as, conseguimos melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente das mais vulneráveis. E assim se concretiza mais um sonho!