A imagem gráfica do projeto
A imagem gráfica do projeto
Associação CLIPrd

Lisboa

Projeto Bairros Saudáveis Alternativamente

Uma forma alternativa de olhar para a economia no território da Alta de Lisboa, através da intervenção das associações de base local.

O Projeto Alternativamente visa potenciar a economia social, solidária da partilha e circular como alternativas que amenizam as desigualdades e apoiar diretamente a comunidade através de um sistema solidário e de trocas, onde não existe a moeda com valor de mercado, mas o enfoque é nas pessoas e nas relações entre as mesmas. Este projeto surge da necessidade de intervenção no território da Alta de Lisboa, um território com carências a nível económico, social e de saúde, panorama que foi agravado com a pandemia.

Acreditamos que este tipo de economia é uma alternativa à economia de mercado e que permite apoiar os desafios económicos e sociais, principalmente se partir de iniciativas locais, promovidas pelas associações de base local, que são o grande pilar de apoio das comunidades.

Desta forma o projeto é composto por nove atividades em que se pretende o envolvimento dos parceiros, associações de base local, e a comunidade de Alta de Lisboa.

Uma das reuniões de preparação de trabalho
Uma das reuniões de preparação de trabalho

A primeira atividade consiste na dinamização de reuniões mensais com os parceiros para fazer pontos de situação e preparar atividades, de modo a que todos estejam incluídos nas dinâmicas do projeto, um dado importante é que estes parceiros também são as associações destinatárias do projeto o que torna ainda mais fundamental o acompanhamento diário, para além das reuniões mensais.

Na segunda atividade o objetivo é realizar quatro oficinas sobre a temática da economia social, solidária da partilha e circular, com demonstrações práticas destes sistemas alternativos, por forma a capacitar as associações, pessoas da comunidade e a sociedade em geral.

Queremos complementar esta capacitação com uma atividade de encontros informais como tertúlias e ciclos de documentários variados e a importância da economia alternativa à clássica, nos tempos de crise.

A quarta atividade passa por criar e distribuir nas associações caixas solidárias, para recolha e distribuição de bens essenciais na comunidade, as associações são o sítio indicado para ter estas caixas pois são um local que a comunidade frequenta com regularidade e onde já existe uma relação de interajuda.

Uma das nove atividades previstas.
Uma das nove atividades previstas.

A quinta atividade servirá para encerrar o projeto, pretendemos realizar uma feira de trocas, em que cada associação faz a recolha dos materiais, e por cada peça que cada pessoa da comunidade doar recebe X no valor de uma moeda social, com essas moedas sociais vai poder comprar produtos na feira.

Por fim, temos duas atividades relacionadas com a nossa plataforma de partilha de recursos, um exemplo de economia da partilha, a intenção é divulgar a plataforma, apesar da mesma já estar criada necessita de ser enriquecida com novos materiais que vão de encontro às necessidades das associações, e daquilo que também é o contexto da pandemia da covid-19, é neste sentido que será feito um levantamento de necessidades junto das associações para aquisição de material para a plataforma de partilha de recursos.

Queremos que este seja um projeto construído por todos, como foi feito no seu desenho, daí o papel fundamental dos nossos parceiros que são a ARAL (Associação de Moradores da Alta de Lisboa), AVAAL (Associação de Valorização Ambiental da Alta de Lisboa), Associação Viver Telheiras- Centro de Convergência de Telheiras, Associação Espaço Mundo, Associação de Moradores do Per11 e a Junta de Freguesia do Lumiar.

Neste momento, já realizámos duas reuniões mensais com parceiros como previsto e uma conversa informal, sobre economia circular, no âmbito do projeto Germinar da AVAAL, no qual somos parceiros, numa feira de trocas de roupa e livros.

Estamos ansiosos por dar continuidade às nossas atividades no ano de 2022!