Sessão de educação sobre o tema da saúde mental.
Sessão de educação sobre o tema da saúde mental.
Mobil.Idade

Misericórdia

Mobil.Idade: um projeto com pernas para andar

Voluntários e parceiros locais colocam o Mobil.idade em movimento. Projeto trabalha junto dos seniores da Misericórdia, em Lisboa, e pretende combater o isolamento social.

O Mobil.Idade, projeto sob a orientação da Serve the City (STC) e com as parcerias da Santa Casa da Misericórdia, da Associação Mais Cidadania e com o apoio da Junta de Freguesia da Misericórdia, deu os primeiros passos em outubro, em Lisboa.

O projeto atua em toda a freguesia e pretende responder ao problema do isolamento social e da perda da mobilidade da população idosa.

O trabalho começou, no entanto, quase seis meses antes. Desde junho que os voluntários que participam no projeto têm participado em formações e acompanhado todas as atividades comunitárias com dedicação e empenho, garantindo o sucesso do Mobil.Idade.

Acção de sensibilização com o tema do envelhecimento normal, no dia do idoso.
Acção de sensibilização com o tema do envelhecimento normal, no dia do idoso.

A pandemia trouxe em 2020 ameaças reais para muitos dos impactos positivos no combate à pobreza e à exclusão social alcançados nas últimas décadas. O contexto de emergência social que se instalou em Portugal e no mundo constituiu um forte lembrete da necessidade de olhar para as múltiplas dimensões da pobreza, do isolamento ou da incapacidade (física e mental) através de uma perspetiva mais inclusiva, inovadora e individualizada.

A crescente perceção de que os impactos de longa duração desta crise social e sanitária estão para lá da nossa capacidade de resposta imediata tem desafiado a STC, enquanto rede de voluntariado de proximidade, a pensar em novas estratégias que promovam o sentido de pertença, a qualidade de vida e o reforço de parcerias locais.

A ideia para o Mobil.idade surge de um projeto anterior que já atuava com a população neste território: o Pontes Sem Idade (PSI) um projeto que não se adequava plenamente ao contexto pandémico. Surgiu então a necessidade de o adaptar e criar um novo programa que tomasse em consideração não só as novas limitações à proximidade como também a uma das maiores consequências do isolamento social: a perda da mobilidade.

Equipa de coordenação do projeto Mobil.Idade.
Equipa de coordenação do projeto Mobil.Idade.

O Mobil.idade é composto por duas vertentes que incidem sobre os seus quatro pilares, corpo, mente, emoções e alma: as atividades (ateliers, sessões de esclarecimento e encontros de partilha) e as visitas. Até agora, foram realizados encontros, alguns em parceria com a Junta de Freguesia, nos quais seniores e voluntários se sentaram lado a lado para assistir a sessões de esclarecimento ou de partilha de ideias e emoções, orientadas por profissionais na área da saúde física e mental.

Foram também realizadas pequenas palestras sobre os efeitos do envelhecimento nos vários órgãos e sistemas, patologias frequentes, nutrição e saúde mental especialmente direcionadas para esta faixa etária. Está também projetada a realização de ateliers temáticos, que têm como objetivo o desenvolvimento da motricidade fina e o estímulo dos sentidos.

Como parte integrante do projeto, pretende-se retomar assim que possível as visitas solidárias a seniores em regime semanal, e com a possibilidade de um passeio ao ar livre, uma das várias formas de melhorar a autoestima e a saúde mental destas pessoas, forçadas neste contexto a um maior isolamento.

Findo o ano de 2021, e passados estes meses de vida do projeto, a organização ambiciona agora chegar a cada vez mais seniores e ter um impacto comunitário progressivamente mais marcado, desejando que estes tenham sido apenas os primeiros passos de um projeto com pernas para andar.