Famílias em Ação
Projeto promotor de ambientes saudáveis realiza mais atividades em Coimbra
Os parceiros reiniciaram atividades e participaram na entrega de cabazes de Natal, com a participação da nova direção na freguesia de Eiras e na USF Coimbra Norte.
Rotary Club Coimbra Olivais e Instituto Europeu para o Estudo dos Factores de Risco em Crianças e Adolescentes (IREFREA Portugal) são os promotores de Famílias em Ação que visa apoiar 30 famílias com crianças no 1º ciclo de Coimbra Norte na busca de contextos de vida salutogénica, a ação salutogénica é fundamentada na identificação de fatores de bem-estar que mantêm e promovem a saúde.
Estão a ser envolvidas famílias socialmente mais vulneráveis, sobretudo com dificuldades na gestão familiar. Não se objetiva dar respostas material às suas dificuldades, mas sim apoiar na busca de razões e condições para uma vivência saudável através oficinas de reflexão, experimentação e transformação. Promove-se cidadania num território atingido pelo desemprego e mais vulnerável à pandemia e à exclusão social.
Em outubro, reiniciou-se a formação online dos parceiros e 30 voluntários envolvidos nas ações de conscientização e empoderamento familiar no sentido de colaborarem na gestão participativa do projeto e melhorarem a competência cultural. Discutiram-se os desafios metodológicos e éticos das intervenções de base comunitária com crianças e suas famílias. As sessões têm uma perspetiva crítica dialética para reduzir atitudes assistencialistas e potenciar valores de cidadania; eliminar barreiras ou fatores de discriminação; contribuir na avaliação e imagem positiva das famílias nas suas comunidades locais.
Retomado o processo de mobilização das famílias em situação de vulnerabilidade social através do(a)s professores e do ATL, fez-se uma primeira reunião com cada família para apresentação formal do projeto, consentimento ético legal e motivação à participação. Para medir a salutogénese familiar, cada família é avaliada por quatro ferramentas : genograma familiar, constelação sistémica, estilos de vida relacionado com a saúde e condições habitacionais.
Recorde-se que salutogénese é um termo cunhado por Aaron Antonovsky para designar a busca das razões que levam alguém a estar saudável. Esse conceito representou uma mudança de paradigma nas ciências da saúde, que até então buscavam uma explicação apenas para a razão de alguém estar doente.
Neste processo elabora-se um relatório de necessidades e expetativas que orienta para a ação. Estas famílias recebem apoio na requalificação das suas habitações com sustentabilidade ambiental e um voucher de cuidados pessoais do Salão Zenite. Esta etapa de avaliação inicial tem sido crucial para compreender as caraterísticas, carências, recursos de apoio e competências das famílias com crianças. Tal permitirá melhor atuação para reduzir o efeito de estilos parentais na educação das crianças e gestão/ superação das situações desafiadoras ou destruturantes.
Além destas atividades já se realizaram outras, de base comunitária. No dia 15 de outubro, a propósito do dia mundial da alimentação, realizou-se um webinar com a participação do Dr Sergio Velho, em que se debateram algumas questões relacionadas sobretudo com as refeições na escola e os lanches (menos saudáveis) das crianças.
Nos dias 22 e 23 de dezembro, participámos da entrega de Cabazes de Natal, promovida pela União de Freguesias de Eiras e S Paulo de Frades. Neste evento foram contatadas mais famílias com crianças para aderirem ao projeto. No dia 21 o webinar objetivou debater questões sobre festas, relação com os idosos e prevenção da covid-19, com a participação do Reitor Nuno Santos e Irma Brito.
Também já decorreram ações de mobilização comunitária sobre sustentabilidade ambiental. No espaço de Atividades de Tempos Livres da EB1 Santa Apolónia foram realizadas ações de melhoria do espaço, com participação das crianças: pintura e decoração do interior; renovação do espaço exterior com construção de bancos a partir de paletes e elaboração de canteiros com pneus usados.
No Centro de Saúde e na sede do Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel estão a ser construídas hortas comunitárias. Na primeira, o terreno será dedicado às ervas aromáticas ao cuidado pelas crianças do 5º ano. A horta do Centro de Saúde terá a participação de residentes na sua manutenção. Almeja-se otimizar em escala as diversas valências individuais, familiares e comunitárias na busca de espaços de vida mais salutogénicos.
A partir de janeiro haverá para as famílias webinares semanais de conscientização, com peritos, que objetivam a melhoria da saúde familiar, o bem-estar socioeconómico, a salubridade e conforto da habitação, sem esquecer a literacia em saúde. Estas conversas serão sempre às 3as feiras (às 21:30h) e depois disponibilizadas num canal Youtube. Também apoiaremos a auto-organização destas famílias através de convívios seguros sobre temáticas de melhoria das respetivas condições de vida e determinantes em saúde.
Todas as atividades contam com o apoio da União de Freguesias de Eiras e S Paulo de Frades, Unidade de Saúde Familiar Coimbra Norte, de mais 2 clubes Rotary (Tondela e Coimbra Santa Clara), 5 parceiros institucionais (Agrupamento de Escolas Rainha Santa Isabel, Associação de Pais Santa Apolónia, Escola de Hotelaria e Turismo de Coimbra, A Escolinha da Mealha, Instituto de Medicina Integrativa), um jovem em reinserção social e 33 voluntários.
Um vídeo tem facilitado a mobilização das famílias para participar.