Um projeto para combater a discriminação e a violência
Um projeto para combater a discriminação e a violência
Projeto Bairros SEM Bullying

Ação integrada na comunidade

Os conjuntos habitacionais da freguesia de Matosinhos já contam com o projeto Bairros SEM Bullying

Um projeto de intervenção com construção de materiais psicopedagógicos, e desenvolvimento de ações de sensibilização e de formação, o Bairos SEM Bullying pretendem combater as vulnerabilidades, dotando a comunidade de estratégias para fazer face ao fenómeno da violência.

Bairros SEM Bullying (BSB) é um dos 246 projetos aprovados ao abrigo do Programa Bairros Saudáveis e objetiva a promoção de contextos desenvolvimentais seguros e da saúde mental, prevenindo o bullying e a violência interpessoal, através de uma ação integrada da e na comunidade. É um projeto dinamizado pela Associação Plano i, uma associação não governamental com estatuto de IPSS, que procura dar respostas concretas a um amplo conjunto de questões sociais atuais, nomeadamente a desigualdade, a discriminação, a violência, a exclusão e a pobreza.

Com início a 13 de outubro de 2021, o BSB já se encontra a construir os materiais de intervenção e a conhecer, através de reuniões formais, as diferentes entidades que operam no terreno.

São objetivos específicos do Programa Bairros Sem Bullying:

1) Conhecer as idiossincrasias do contexto, através do mapeamento do fenómeno do bullying na comunidade, a fim de implementar medidas adequadas, dando resposta às necessidades;

2) Trabalhar com agrupamentos de escolas e escolas parceiras e com as associações/coletivos/ONG/IPSS do terreno, envolvendo toda a comunidade educativa nas várias etapas de desenvolvimento do projeto, desde o mapeamento de necessidades à implementação do programa;

3) Trabalhar não só na, mas com a comunidade, através da articulação com entidades parceiras e estruturas de proximidade, de modo a promover a sensibilização coletiva e a ação conjunto em prol do combate ao bullying;

4) Criar recursos pedagógicos dirigidos a profissionais, possibilitando a replicabilidade do Programa e garantindo a sua sustentabilidade;

5) Diminuir o número de crianças e jovens com perturbações de ansiedade, depressão, auto-mutilação, ideação suicida e suicídio.

Neste projeto serão territórios de intervenção os Conjuntos Habitacionais Seara, Bairro dos Pescadores, Carcavelos I e II, Cruz de Pau (25 de abril), Cruz de Pau (Austrálias), Cruz de Pau (Bairro Antigo), Estádio do Mar (I, II e III), Biquinha (1ª, 2ª, 3ª fase e Antiga), Refinaria Angola e Tarrafal.

Por entre outras atividades, o BSB irá intervir não só junto de crianças e jovens dos conjuntos habitacionais mencionados, mas também junto das suas famílias e das pessoas profissionais que trabalham diretamente com as mesmas. Assim, este projeto destaca-se pelo caráter de proximidade com o contexto e com a comunidade, numa abordagem centrada não só na prevenção e combate ao bullying mas, também, na promoção de competências sócio-emocionais.

Num mundo cada vez mais adaptado às novas tecnologias, o projeto BSB dispõe agora de páginas nas redes sociais Facebook (@bairrossembullying) e Instagram (@bairrossembullying), onde, semanalmente, são publicados materiais relacionados com a temática e onde é possível acompanhar o trabalho realizado em terreno.