Apoiar as populações mais carenciadas
Tudo pronto para o início das atividades do projecto TOC TOC
Através de um acompanhamento personalizado, o projeto dará respostas, até agora inexistentes, a populações fragilizadas como: idosos, deficientes e famílias em isolamento e sem retaguarda familiar.
O projeto TOC TOC- Multi Serviços Porta a Porta, um projeto desenvolvido pela Associação Social, Desportiva e Recreativa de Arícera, com as parcerias da Unidade de Cuidados na Comunidade Terras do Douro e o Município de Armamar, desde 1 de novembro de 2021, iniciou a intervenção com beneficiários do concelho de Armamar nos domínios: social, económico, saúde, ambiental e urbanístico.
Através de um acompanhamento personalizado, dará respostas, até agora inexistentes, a populações fragilizadas como: idosos, deficientes e famílias em isolamento e sem retaguarda familiar.
A iniciativa atua em torno de oito atividades, cujo objetivo passa por oferecer um leque de serviços diversificados como a entrega de bens de primeira necessidade ao domicílio, o transporte a consultas médicas, farmácia, entre outros. Em simultâneo, são efetuadas ações individuais e/ou de grupo, que atuam nas áreas da saúde, educação ambiental, gestão do orçamento familiar e melhoria das condições habitacionais.
A nossa intervenção reincide em prol do bem-estar dos beneficiários deste concelho, já iniciamos as nossas atividades com o transporte e acompanhamento à toma das vacinas da gripe e covid-19, solicitação da medicação aos médicos assistentes, compra da medicação nas farmácias e respetiva entrega, preparação da medicação no domicílio, semanalmente e recuperação/limpeza de habitações.
Já demos início, também, à dinamização de ações de sensibilização alusivas à reciclagem e a comportamento de procura de saúde, nas diversas freguesias do concelho.
O transporte e acompanhamento às consultas médicas, auxilio na interpretação de documentos e encaminhamento para outras entidades, têm sido as atividades mais solicitadas. Além disso, já realizamos a articulação com os serviços de telecomunicações para renegociar o valor da faturas, que se encontravam com um valor elevado. Bem como, solicitação de mudança de nome do contrato de fornecimento, devido a morte do cônjuge.
Todas as atividades já foram implementadas no terreno, umas mais solicitadas do que outras, mas na sua totalidade todas já se encontram em plena execução.
A divulgação do Projeto TOC TOC – Multi Serviços Porta a Porta, tem contado com a colaboração dos presidentes de junta, disponibilizando-nos um espaço para pessoalmente, em condições de segurança, dirigimo-nos aos habitantes de cada freguesia e dar a conhecer o projeto. As nossas parcerias têm sido uma mais-valia, para que consigamos chegar aos benificiários. Os Párocos tem participado na divulgação dos locais e horários da realização das atividades do projeto.
“Sozinhos vamos mais rápido, juntos vamos mais longe. À distância de um “TOC TOC”, estamos lá para si!”
Atividades
Passe livre trânsito. Consiste na criação de um serviço de transporte, com um plano de circuitos a abranger os territórios, que permita a deslocação dos beneficiários, das suas habitações aos vários serviços, concentrados na sede do município: consultas médicas, farmácia, instituições bancárias, Câmara Municipal, Segurança Social, Finanças, supermercados, entre outros.
Cabaz de compras. Com esta atividade pretende-se auxiliar na planificação da lista de compras; aquisição e entrega de compras (bens de primeira necessidade: alimentação e medicamento) no domicílio dos beneficiários.
Cabaz de serviços. A atividade, cabaz de serviços pretende auxiliar na leitura e interpretação de correspondência, no apoio ao preenchimento de documentos, na preparação da medicação a tomar, e outros Destinatários preferenciais: Idosos, Famílias, Pessoas com deficiência.
Dois dedos de conversa. A ação consiste num acompanhamento social aos beneficiários, mas de uma forma informal. Através de conversas descontraídas, os utentes ganhando confiança e empatia com seu interlocutor (o técnico) que ao mesmo tempo vai avaliando e identificando necessidades e handicaps. Na mesma lógica, o técnico vai envolvendo os beneficiários na elaboração da estratégia de intervenção para resolução dos problemas encontrados e na sequência destes dedos de conversa, serão feitos os encaminhamentos para as respostas adequadas.
Programa de sensibilização "+Saúde". O presente programa estabelece três grandes estratégias de intervenção: nas áreas do envelhecimento ativo, da organização dos cuidados de saúde e da promoção de ambientes facilitadores da autonomia e independência. Esta iniciativa assentará em ações relacionadas com: nutrição, hidratação e alimentação; promoção e recuperação da saúde oral; tipos e adequação de ajudas técnicas; acessibilidade à informação sobre medicamentos; prevenção de acidentes domésticos e de lazer; deteção e eliminação de barreiras arquitectónicas; cuidados a adotar durante a pandemia covid-19, entre outras.
GereFamília. Tendo em conta as dificuldades que muitas famílias têm em gerir o seu baixo orçamento, em organizarem a sua habitação, que muitas vezes poucos meios têm para ser considerada condigna, surge o GereFamília, uma iniciativa que centrará a sua ação na reeducação financeira das famílias, na organização habitacional, na reutilização de materiais, soluções para a transformação dos lares em doces lares.
@vós +perto. Será um projeto que irá colocar os idosos ou deficientes em contacto com os familiares, com recurso a videochamadas, contribuindo assim para o combate à solidão e à tristeza, fruto do isolamento a que este público está sujeito, devido à pandemia covid-19 e por indicações da Direção Geral de Saúde. Este projeto tem ainda como objetivos promover um maior contacto visual que permita aos familiares acompanharem de forma mais direta o estado biopsicossocial dos idosos e melhorar a qualidade de vida dos idosos através da mediação com suporte social de proximidade.
RRR +Explora. Programa de atividades no âmbito da sustentabilidade ambiental com o objetivo de proporcionar atividades diversas aos seniores, relacionadas com a sustentabilidade ambiental e a ciência. As ações terão como base uma economia circular, centradas em reduzir, reutilizar e reciclar. Após o período pandémico e de forma a promover uma mobilidade suave dos destinatários deste projeto, procurar-se-á implementar atividades ao ar livre, como passeios de exploração da fauna e flora locais, caminhadas pela natureza, entre outros.