O local em que estão a nascer as Hortas do Mar
O local em que estão a nascer as Hortas do Mar
O terreno já começou a ser preparado para que as famílias, residentes no Bairro Piscatório da Marinha e em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica, possam dar início à sua formação inicial, com vista o cultivo das suas próprias hortícolas.
Equipa das Hortas do Mar

Hortas do Mar a Arrancar

Tudo pronto para o início das atividades no Bairro da Marinha!

Os preparativos do terreno onde será implementado o projeto “Hortas do Mar” já deram início no passado em meados de novembro em pleno Bairro da Marinha (Silvalde).

O Projeto “Hortas do Mar”, a decorrer na Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho, desde 04 de outubro de 2021, pretende envolver as pessoas que residem na zona da Marinha de Silvalde (Espinho) no cultivo dos seus próprios alimentos, promovendo a melhoria da qualidade da sua alimentação, reduzindo as despesas do seu orçamento familiar e ocupando o tempo de forma saudável. Em simultâneo, visa o desenvolvimento de competências no âmbito da sustentabilidade ambiental, da gestão do orçamento familiar, da alimentação saudável e da promoção da saúde. Serão criados incentivos para a participação das pessoas na horta e estimulado o seu envolvimento com a restante comunidade, com base no conceito de solidariedade.

Em parceria com o Município de Espinho e a LIPOR – Serviço Intermunicipalizado de Gestão de Resíduos do Grande Porto, que contarão com a participação e envolvimento ativo da comunidade, serão levadas a cabo nove atividades.

A Associação de Desenvolvimento do Concelho de Espinho, sediada no território vulnerável, que é o Bairro da Marinha de Silvalde, e tendo como missão contribuir para o desenvolvimento integrado do concelho, promovendo a capacitação, a cidadania ativa e a qualidade de vida da população, não poderia deixar de intervir, em prol das pessoas que fazem parte desta comunidade.

A candidatura ao Programa Bairros Saudáveis permitiu, de forma participada, desenhar um projeto promotor da auto-organização da comunidade, capacitando-a em domínios que partem das suas próprias necessidades e dando-lhes ferramentas para promoverem a sua inclusão e a prática de estilos de vida saudáveis.

O terreno já começou a ser preparado para que as famílias, residentes no Bairro Piscatório da Marinha e em situação de maior vulnerabilidade socioeconómica, possam dar início à sua formação inicial, com vista o cultivo das suas próprias hortícolas. Caracterizadamente arenoso, e porque estamos à beira-mar, este tipo de solo mais leve e de drenagem rápida é considerado pelo site hortaemcasa.info, fácil de trabalhar, sendo terreno fértil para o cultivo de batata-doce, beterraba, alho, cebola, brócolos e alface, por exemplo.