Ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

Programa

Ministro da Saúde favorável a nova edição dos Bairros Saudáveis

Segundo fonte do ministro da Saúde citada no diário Público, “o Ministério da Saúde considera que é uma mais-valia a sua continuação [dos Bairros Saudáveis], estando referida no relatório do Orçamento do Estado para 2023 a intenção de dar continuidade ao investimento neste programa”.

Programa

O Jornal dos Bairros Saudáveis está de volta

Caros leitores

Foi finalmente possível resolver as dificuldades com que nos confrontámos nos últimos meses, por razões que nos foram alheias e que levaram à suspensão da edição de notícias. O Jornal está de volta, com o entusiasmo de sempre. Renovamos o nosso pedido de desculpas por este percalço, que levou à demissão do diretor, Tiago Mota Saraiva, uma das pessoas que mais ajudou a criar o Programa e o Jornal. Aqui fica o meu grande obrigada ao Tiago, que agora venho substituir à frente do Jornal. Tentaremos, na medida do possível, recuperar o tempo perdido e continuar a fazer um Jornal que se bate "pelo empoderamento das estruturas sociais que atuam nos territórios, promovendo a sua capacidade de serem protagonistas e construtoras da sua própria informação", como o anterior diretor sonhou e deixou escrito na nossa política editorial.

Helena Roseta

Programa

Nota do diretor do Jornal dos Bairros Saudáveis

Nos últimos dois meses o Jornal dos Bairros Saudáveis não tem conseguido manter a regularidade necessária de modo a acompanhar todas as notícias que nos foram chegando.

Apesar de ser por motivos alheios à coordenação nacional do Programa e à equipa do Jornal, na qualidade de seu director entendo que devo um pedido de desculpas a todas as pessoas e candidaturas que nos têm feito chegar as informações necessárias para a publicação de novas notícias.

Programa

Sessões de esclarecimento sobre a 1ª prestação de contas

A partir de 18 de Janeiro, 3ª Feira, inicia-se uma nova ronda de sessões de esclarecimentos online para apresentação do formulário da 1ª prestação de contas.


Programa

Bairros Saudáveis: quem decide, quem coordena e quem gere

Foi ontem publicada a Resolução de Conselho de Ministros 187/2021, que altera o Programa Bairros Saudáveis, cometendo a execução financeira do Programa, até agora a cargo da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, à Administração Central do Sistema de Saúde, I. P. (ACSS, I. P.), sem prejuízo da continuação da participação da Secretaria -Geral do Ministério da Saúde, no que diz respeito ao acompanhamento da execução física dos projetos.

Programa

Os nossos votos de Natal

Os votos de Natal da coordenadora da Equipa Nacional dos Bairros Saudáveis

Fotografia da sessão de arranque do projecto "Renascer o Bairro das Palmeiras" (projecto 562) no passado dia 23 de Outubro.

Programa

Programa Bairros Saudáveis transfere 3,8 milhões de euros para 189 projetos

Cerca de 95% dos projetos aprovados têm protocolo assinado, 77% já recebeu a primeira parte do financiamento.

Programa

Corremos juntos!

860 dias após a criação do programa, discussão pública do seu regulamento, candidaturas, avaliação, contratualização com fontes de financiamento, assinatura de protocolos de financiamento, transferência das primeiras verbas.

Programa

Bairros Saudáveis assina contrato com PRR

Dia 16 de setembro foi assinado o contrato de financiamento entre a Estrutura de Missão Recuperar Portugal, que gere o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) e a Secretaria-Geral do Ministério da Saúde (SGMS), em representação da Entidade Responsável pelo Programa Bairros Saudáveis. Com este contrato assinado, a Secretaria Geral do Ministério da Saúde está em condições de assinar os protocolos de financiamento com os projetos aprovados pelo Programa Bairros Saudáveis.

Programa

Alentejo, reunião geral promovida pela Equipa Regional

A Equipa de Coordenação Regional do Alentejo promoveu, no passado dia 26 de Julho, uma reunião online com representantes dos projetos aprovados para financiamento no Alentejo.