4 de Junho,17h00

Feira da Ciência-Observação do Sol e da Lua

Lago da Malagueira

No próximo dia 4 de junho, à semelhança das atividades desenvolvidas em abril e maio no lago da Malagueira, a equipa coordenadora do projeto Ribeira da Torregela Viva e Vivida (366), em parceria com o Centro de Ciência Viva de Estremoz, vai encerrar este ciclo, com a realização da atividade dirigida para o público em geral "Ciência Viva - Observação Solar" que decorre entre as 17h e as 19:30 retomando às 20:30 até às 22h do próximo sábado.

Observação Solar

Possibilidade da descoberta da nossa estrela através de telescópio com filtro solar, para apreciar algumas características da fotosfera, como as manchas solares na sua superfície. De forma prática poderão ser abordados diversos temas como pontos cardeais, temperatura das estrelas, interação Terra-Sol (estações do ano, marés, …). Assim como também, a observação da Lua após o pôr do sol.

Da rocha aos solos, uma visão local para viver melhor o mundo em que vivemos

Na companhia de um geólogo é a oportunidade ideal para compreendermos melhor o Mundo à nossa volta. Um conhecimento fundamental, quando todos os dias somos confrontados com enormes transformações na Natureza que nos rodeia.

Estremoz contribui assim, para a literacia científica e tecnológica dos alunos e da comunidade educativa, incluindo famílias e restante comunidade local, proporcionando ambientes formais e não formais de aprendizagem que estimulem o entusiasmo pela ciência.