6 e 7 de Abril
Da Terra à Mesa - um sal(to) que nos tempera
Igreja Paroquial de Santo André de Esgueira
Dia 6 de Abril
Ação de Capacitação: "Somos do Mesmo Prato - Pequenos-Almoços Saudáveis, Saborosos e Rápidos
Data: Abr, 06 2022 (14:15 - 15:30)Local: Igreja Paroquial de Santo André de Esgueira
Objetivo Geral: O objetivo geral desta iniciativa é a de capacitar beneficiários/beneficiárias e técnicos/técnicas de apoio alimentar para técnicas de fazer em casa, os bens alimentares de que mais sentem a falta. No dia 6 de Abril venham aprender a fazer iogurte natural e outras delícias do pequeno-almoço.
Público-alvo: beneficiários/beneficiárias de apoio alimentar e técnicos/técnicas de IPSS/organizações.
Dia 7 de Abril:
À Garfada: Saúde, Vulnerabilidade e Alimentação
O dia 7 de Abril marca o Dia Mundial da Saúde. De modo a assinalar a importância da Saúde nas comunidades, o projeto “Da Terra à Mesa – um sal(to) que nos tempera” no âmbito do Programa Bairros Saudáveis, vem vos convidar para participar no evento online “À Garfada: Saúde, Vulnerabilidade e Alimentação” que irá decorrer no dia 7 de abril, das 9.30-11h.
A pobreza alimentar e a insegurança alimentar são uma realidade, com cerca de 1.6 milhões de famílias em Portugal a viver abaixo do limiar da pobreza. A recém-chegada dos/das refugiados/as da Ucrânia coloca uma pressão ainda maior sobre o trabalho das organizações que têm o papel fundamental de garantir bens alimentares às famílias em situação de pobreza e exclusão social. A falta de capacidade económica dos grupos mais vulneráveis leva a que se consumam refeições de menor valor nutricional e vazias dos nutrientes necessários para levar uma vida saudável e ativa, com maior frequência.
A pandemia da Covid-19 veio demonstrar as fragilidades do sistema alimentar e aprofundou a insegurança alimentar e as desigualdades sociais. Hoje, num momento “pós-pandémico” e de maior estabilidade, analisamos um período em que foram gerados retrocessos de décadas no percurso da erradicação da fome e da pobreza e acrescentou novos e complexos e desafios à saúde alimentar de todos e todas. Que lições para o apoio alimentar podemos retirar para o futuro, e como podemos garantir o acesso ao Direito Humano à Alimentação e Nutrição Adequadas, e assegurar a segurança alimentar das famílias.
Este evento decorre com a intenção de fomentar a saúde e a nutrição adequada como agentes promotores do bem-estar físico e mental. Junte-se a este debate para participar numa conversa acerca da alimentação adequada na ótica da saúde e nutrição, através da mobilização das organizações do terceiro setor e autarquias locais.
Para participar neste evento, basta inscrever-se através deste formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLwJRPX6NsfpDfEEUHxLlSKBTg9ZcpSMQyII5pcRhCdEwZoA/viewform?usp=sf_link
Inscrições gratuitas, mas obrigatórias!
Programa:
9.30: Boas Vindas
9.35: Joana Dias: ACTUAR – Associação para a Cooperação e Desenvolvimento
9.45: Ana Vizinho: EAPN Portugal / Rede Europeia Anti-Pobreza: Núcleo de Setúbal
10.00: Helena Trigueiro: Nutricionista
10.15: Campanha “Our Food. Our Future”: IMVF – Instituto Marquês Valle Flôr
10.30: Perguntas e Debate
11: Encerramento